Com PT e MDB juntos, Assembleia de MS terá dois blocos e uma bancada
A ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) trabalhará nesta legislatura com dois blocos e a bancada do PSDB, segundo definição divulgada pelos deputados nesta terça-feira (5). Com reunião que se estendeu até o final da manhã, o último bloco terá nove deputados e unirá os parlamentares do MDB e PT, rivais históricos no […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) trabalhará nesta legislatura com dois blocos e a bancada do PSDB, segundo definição divulgada pelos deputados nesta terça-feira (5). Com reunião que se estendeu até o final da manhã, o último bloco terá nove deputados e unirá os parlamentares do MDB e PT, rivais históricos no Estado, além do Patriota, DEM e de Jamilson Name (PDT).
Líder do chamado ‘G9’, Márcio Fernandes dividirá inclusive a liderança com um vice petista, o deputado estadual Cabo Almi (PT). Completam o bloco Eduardo Rocha e Renato Câmara (MDB), Lídio Lopes (PATRI), Zé Teixeira e Barbosinha (DEM), Pedro Kemp (PT) e Name (PDT).
O bloco é o único que admite divergências ao governo de Reinaldo Azambuja (PSDB), deixando claro que os parlamentares petistas terão liberdade para votar contra projetos da administração. “Vamos trabalhar pelo melhor para o Estado. Mas antecipo que projetos polêmicos virão e que o bloco terá maleabilidade para deixar os membros petistas votarem enquanto oposição se assim entenderem”, disse.
No entanto, o governador não deve enfrentar dificuldades para aprovar projetos do Executivo, já que não tem nenhuma oposição declarada por parte da maioria dos deputados.
O chamado ‘G10’ reúne o deputado Herculano Borges (SD) e demais novatos da Casa, que são os deputados João Henrique (PR), Gerson Claro e Evander Vendramini (PP), Lucas de Lima (SD), Capitão Contar e Coronel David (PSL), Antônio Vaz (PRB), Neno Razuk (PTB) e Londres Machado (PSD). O bloco ainda não definiu o líder, mas quem tem falado pelos parlamentares é Borges, que foi reeleito.
A bancada do PSDB é o maior da Casa, com cinco parlamentares eleitos: Felipe Orro, Marçal Filho, Onevan de Matos, Professor Rinaldo e o presidente, deputado Paulo Correa.
Comissões
As 16 comissões da Casa devem ser definidas até o final desta semana, segundo o presidente Paulo Correa. Com a maior bancada, o PSDB terá direito de indicar um parlamentar por comissão. As outras bancadas precisam definir seus indicados.
Nesta terça, apenas o ‘G9’ já havia apresentado a lista. O bloco deve disputar a presidência de dez delas, incluindo as mais importantes da Casa: CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) e de Finanças e Orçamento. Cotados como possíveis presidentes estão os deputados Pedro Kemp (PT), Renato Câmara para a de Justiça e Márcio Fernandes e Eduardo Rocha para a de Orçamento.
Presidente há 12 anos da Comissão de Agricultura, Pecuária, Política Rural, Agrária e Pesqueira, Márcio Fernandes não pretende abrir mão do cargo. “Sou e quero permanecer o presidente da Comissão. Tenho uma relação muito próxima com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e ambos temos projetos já encaminhados para ajudar a agricultura familiar no Estado”, disse.
Das comissões cujo bloco disputa a presidência, Jamilson Name é a única certeza. Será o único indicado para a Comissão de Serviço Público, Obras, Transporte, Infraestrutura e Administração.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.