Pular para o conteúdo
Política

Com Mandetta, secretários cobram solução para colocar Hospital do Trauma a pleno vapor

A solução para o imbróglio que envolve o pleno funcionamento da unidade de Trauma da Santa Casa de Campo Grande, pode estar próxima da materialização. Caravana composta pelos secretários Estadual e Municipal de Saúde, diretores do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) e presidente da Santa Casa, pleiteia desfecho para o impasse junto […]
Arquivo -

A solução para o imbróglio que envolve o pleno funcionamento da unidade de Trauma da Santa Casa de , pode estar próxima da materialização. Caravana composta pelos secretários Estadual e Municipal de Saúde, diretores do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) e presidente da Santa Casa, pleiteia desfecho para o impasse junto ao Ministério da Saúde.

Em agenda com o ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) nesta terça-feira (15), o grupo cobrou publicação de portaria autorizando o funcionamento completo da unidade, que, mesmo inaugurada, tem apenas 51 leitos disponíveis para atender a população.

“Se essa unidade atender em toda sua extensão, quase 130 leitos, incorporados aos serviços, teremos condições de enfrentar o principal gargalo da Saúde de Mato Grosso do Sul, que é o Trauma”, afirmou o secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende (PSDB).

Conforme Geraldo, o Ministério da Saúde alega que não houve tempo suficiente para publicação da portaria no ano passado. “Houve o encaminhamento por parte do Município, que é o gestor da Saúde, enviamos plano operativo da unidade, mas o Ministério alega que chegou muito em cima da hora e não houve tempo para publicação dessa portaria no ano passado”, conta.

Resende revela “pauta extensa” com Mandetta, que ficou de dar uma resposta à demanda tão logo converse com o presidente Jair Bolsonaro (PSL). “Mandetta ficou de dar uma solução definitiva para essa questão da portaria e dos recursos que devem ser repassados pela União até segunda-feira (21)”, anuncia.

Prsenete na reunião, deputado Junior Coringa (PSD), que ganhou espaço na Câmara dos Deputados graças à saída de Mandetta, disse que o encontro também serviu para a cobrança de emendas parlamentares ‘travadas’ pelo Governo Federal. “Vão fazer um levantamento, por hospital, de quanto essas emendas representam em números. Elas podem ajudar a desafogar a Saúde”, lembra.

Inquéritos

Apesar de inaugurado em maio de 2018, após 20 anos do início da obra, a unidade do Trauma tem capacidade para 126 leitos, dos quais 10 são de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), 24 para pequenos procedimentos, dois de isolamento e outros 100 de enfermaria, mas apenas 51 desses últimos estão em funcionamento, desde setembro, quando a obra foi concluída.

A demora na implementação integral da unidade é alvo de inquérito aberto pelo MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) e as “dificuldades para o início do funcionamento” também é alvo de investigação do MPF (Ministério Público Federal).

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em audiência de custódia, juiz converte prisão flagrante de agressor em prisão definitiva

Seleção brasileira feminina de vôlei bate Turquia e chega à sétima vitória na Liga das Nações

Oscar vai entregar prêmios honorários a Tom Cruise e Dolly Parton

Times de Campo Grande assumem liderança dos grupos do Estadual Sub-20

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Morre homem atingido por tiros em emboscada no Jardim Aeroporto

Leilão Detran-MS

De Spin a Crosser, leilão do Detran-MS tem mais de 120 veículos aptos à circulação

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Últimos dias para inscrição em seleção com 230 vagas para soldado auxiliar dos Bombeiros

Vagas são destinadas a candidatos que tenham ensino médio completo. A remuneração prevista é de R$ 3.815,88 mensais.

Esportes

Salzburg e Al-Hilal empatam sem gols e embolam Grupo H, que tem o Real como líder

Time europeu menos badalado no Mundial de Clubes, o austríaco Salzburg resistiu à pressão do milionário Al-Hilal, ex-time de Neymar e do técnico Jorge Jesus na Arábia Saudita

Polícia

Homem sofre extorsão por suposto desacordo em programa sexual e tem prejuízo de R$ 1.350

Pessoa que se identificou como membro de facção cobrou valores por um suposto encontro com garota de programa, que a vítima não teria comparecido, causando prejuízos

Emprego e Concurso

Funsat disponibiliza mais de 2 mil vagas de emprego em Campo Grande na segunda-feira

Entre as ocupações com maior demanda destacam-se: Repositor; Caixa; Auxiliar de Limpeza; Operador de Produção e outros