Com emendas aprovadas pela CCJ, Previdência vai ao Plenário do Senado
A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (22), relatório das emendas de plenário feitas à PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 6/2019 que reforma a Previdência. Com quatro modificações no texto original, o projeto foi levado ao Plenário por meio de acordo entre senadores. A previsão é que a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (22), relatório das emendas de plenário feitas à PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 6/2019 que reforma a Previdência. Com quatro modificações no texto original, o projeto foi levado ao Plenário por meio de acordo entre senadores.
A previsão é que a PEC seja aprovada em segundo turno ainda nesta tarde. “Houve espírito público, um entendimento que o Brasil tem pressa, um senso de urgência. Os senadores estão preocupados com o país, com a crise econômica, mesmo a política, e têm consciência que, votando a favor ou contra, nós precisamos virar essa página. E a página, a partir de hoje, vai ser virada para que possamos pensar nas outras pautas econômicas e sociais de que o Brasil precisa”, afirmou a senadora Simone Tebet (MDB), presidente da CCJ, após aprovação do texto.
De acordo com ela, as alterações feitas não alteram o mérito e, por isso, não será necessário retornar o projeto à Câmara. Mesmo assim, não é descartada a possibilidade de serem feitas emendas de mérito em plenário. Para Simone, contudo, o Governo tem número suficiente para manter o texto da forma como está.
“A maior parte das emendas analisadas neste relatório não pode ser acolhida por consistirem alterações de mérito, não meramente de redação”, explicou o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) sobre as mudanças.
Entre as emendas acatadas está a 592, do senador Paulo Paim (PT-RS) para ajustar as regras de transição aos segurados pelo RGPS (Regime Geral da Previdência Social). No texto original, a PEC deixava de mencionar dispositivo que garante a apuração de idade e tempo de contribuição em dias, para o somatório de pontos e aplicação da regra de aposentadoria.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.