Caravina é reeleito e promete mudanças no ICMS dos municípios
Reeleito na tarde desta quinta-feira (24) para seu segundo mandato na presidência da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Pedro Arlei Caravina (PSDB) afirmou que deve criar comissão de prefeitos para discutir a pauta do ICMS no Estado. Ao Jornal Midiamax, Pedro lembrou que o assunto é uma das bandeiras de Reinaldo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Reeleito na tarde desta quinta-feira (24) para seu segundo mandato na presidência da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Pedro Arlei Caravina (PSDB) afirmou que deve criar comissão de prefeitos para discutir a pauta do ICMS no Estado.
Ao Jornal Midiamax, Pedro lembrou que o assunto é uma das bandeiras de Reinaldo Azambuja (PSDB) nos próximos quatro anos de Governo. “Vamos criar uma comissão de prefeitos para sentar e discutir mudanças na divisão dos 25% do ICMS que pertencem aos municípios. Existe um descontentamento, como é um bolo único, sempre tem quem perde e quem ganha”, disse Caravina.
Ainda conforme o presidente, o prefeito de Japorã, Vanderley Bispo (PTB) deve integrar a comissão porque atua como agente tributário. “Tudo com muita tranquilidade, sem apavoramento, porque precisa ser muito debatido. Depois que estiver pronto, vamos buscar apoio na assembleia porque algumas coisas precisam de alteração em lei”, disse.
A expectativa é que as reuniões comecem depois do Carnaval. Perguntado se os prefeitos que recebem uma fatia maior do bolo não seriam contrários às mudanças, Caravina afirmou que não se deve pensar “em percentual e sim em critérios”.
Outra reivindicação dos prefeitos é que dados do ICMS das cidades sejam disponibilizados online para consulta dos prefeitos.
“São pontos que devem ser discutidos porque no final alguém vai perder e alguém vai ganhar, mas pelo menos vão dizer que está mais justo do jeito que está”, completou. Mudanças no pacto federativo atualmente em prática no Brasil também devem fazer parte das ações da Assomasul.
Outra reivindicação dos prefeitos é que dados do ICMS das cidades sejam disponibilizados online para consulta dos prefeitos.
“Os próprios prefeitos poderão acessar mês a mês o que está agregando. Se tiver um sistema que atualiza isso online, o próprio prefeito pode olhar e verificar a entrada e saída. Já conversamos com o governador e ele disse que isso é intensão dele também e que não tem nada a esconder”.
Único candidato
Sem disputa, Caravina foi confirmado como o presidente da associação no final da tarde desta quinta, por volta das 17h. Mais cedo, ele afirmou que houve consenso entre os 79 prefeitos de que um candidato único seria a melhor saída para os municípios.
Notícias mais lidas agora
- Motociclista perde controle da direção, bate em poste e morre em Aquidauana
- Após comer carne de urso em churrasco nos EUA, grupo contrai parasita raro
- Bolsa Família inicia pagamentos de outubro nesta semana, confira o calendário
- Mais de meio milhão de veículos estão com o licenciamento de 2024 em atraso no MS
Últimas Notícias
Com apoio de cão farejador, Polícia prende boliviano com drogas na Rodoviária
Cadela Xannel, uma pastora belga, é treinada para localizar entorpecentes
Folgado: Ladrão invade residência, consome alimentos e sai pela porta da frente
Suspeito levou uma televisão, consumiu iogurte e esperou carro de aplicativo sentado na cadeira da área
Últimos dias para inscrições em seleções da UEMS para docentes com salários de até R$ 10,2 mil
Vagas são para formação de cadastro de reserva de docentes temporários com previsão de atuação em diversos municípios de Mato Grosso do Sul
Dorival testa mudanças no meio-campo e na lateral da seleção brasileira
O técnico Dorival Júnior avalia montar uma equipe mais ofensiva em relação àquela que iniciou a partida com o Chile. Em preparação para o confronto com o Peru, na terça-feira, às 21h45, em Brasília, pela 10ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, o técnico testou três mudanças na seleção brasileira no treino fechado deste domingo, no estádio…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.