Pular para o conteúdo
Política

TRE nega recurso de prefeito e município de MS pode ter novas eleições

O município de Japorã, a 408 km de Campo Grande, pode passar por novas eleições suplementares depois de o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) ter negado um recurso do prefeito Vanderlei Bispo (PTB) que pedia a anulação de uma sentença que cassou seu mandato. A sentença, da 33ª Zona Eleitoral, foi expedida em setembro do ano […]
Arquivo -
Prefeito Vanderlei recorreu ao TSE
Prefeito Vanderlei recorreu ao TSE
TRE nega recurso de prefeito e município de MS pode ter novas eleições
Prefeito Vanderlei diz que aguarda para recorrer ao TSE (Reprodução: Chico Ribeiro/MS)

O município de , a 408 km de , pode passar por novas eleições suplementares depois de o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) ter negado um recurso do prefeito Vanderlei Bispo (PTB) que pedia a anulação de uma sentença que cassou seu mandato.

A sentença, da 33ª Zona Eleitoral, foi expedida em setembro do ano passado. Vanderlei e o vice, Gil Perin (PSDB), foram cassados por abuso de poder econômico e político, praticado durante as últimas eleições municipais.

As acusações são de que existiria um esquema que teria desviado R$ 40 mil de recursos da Assistência Social do município para serem usados em campanha. As denúncias tiveram como base uma gravação, feita pela ex-secretária de Assistência Social da cidade.

Vanderlei e Gil entraram com recurso contra a sentença, alegando que as gravações teriam sido feitas sem autorização da Justiça. A juíza relatora do pedido, Raquel Domingues do Amaral, julgou o recurso improcedente, convocando a realização de eleições suplementares em Japorã.

O resultado do julgamento do recurso foi publicado no Diário Oficial do TRE desta quarta-feira (1). A decisão da juíza foi seguida de forma unânime pelos demais membros da Corte durante sessão ordinária na última segunda-feira (30).

Recurso ao TSE

O prefeito Vanderlei Bispo relatou nesta quarta-feira que segue trabalhando no município e que não foi notificado ainda da decisão judicial, mas que tomou conhecimento da questão e que irá entrar com recurso no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

“Decisão judicial a gente respeita mas a gente contesta”, disse Vanderlei. O prefeito afirma que “trata-se de um caso de provas ilícitas e descabidas”, e que teve escutas implantadas em seu gabinete por um pré-candidato adversário, que teria confessado o ilícito.

“Lamentavelmente a juíza relatora só ouviu as falhas que eu fiz, e não ouviu o relato do cidadão confessando a ilicitude das provas”, alegou o chefe do município. Ele diz aguardar a publicação do acórdão para pedir efeito suspensivo da sentença ao TSE.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dólar fecha quase estável, a R$ 5,50, em dia de cautela com Fed e Copom

VÍDEO: Padrasto é preso após agredir enteada de 2 anos em MS

Você sabia? Inverno em MS inicia na noite de quinta-feira, precisamente às 22h42

Seis são presos em operação contra o tráfico de drogas no interior de MS

Notícias mais lidas agora

Delação ‘congelada’ amplia prazo para investigação sobre esquema de corrupção de Claudinho Serra

secretários israel

Na Jordânia, secretários de MS ainda estão em área de conflito: ‘Soou sirene agora há pouco’

TAJ Condomínio Resort chega a Campo Grande para redefinir o alto padrão

Como Baixar Áudio de Vídeos do TikTok: Guia Completo

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Primeiro remédio para prolongar a vida de cães é aprovado nos EUA

FDA aprova primeiro medicamento do mundo para prolongar a vida de cães!!! Uma nova era na medicina veterinária está prestes a começar. A FDA, agência reguladora dos Estados Unidos, deu um passo histórico ao aprovar o primeiro medicamento com evidência de eficácia para prolongar a vida de cães saudáveis. Trata-se do LOY-002, desenvolvido pela startup … Continued

Cotidiano

‘Vontade Indomável’: obra conta história de Aleixo Paraguassú Neto, primeiro juíz negro de MS

Lançamento do livro foi realizado na Galeria de Desembargadores do TJ-MS

Emprego e Concurso

Inscrições para estágio na Comarca de Nova Alvorada do Sul encerra dia 27

Os candidatos devem se inscrever na Secretaria do Foro da comarca, no horário das 13 às 19 horas

Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 15% ao ano

De setembro do ano passado a maio deste ano, a Selic foi elevada seis vezes