Temer anula nomeação de Cristiane Brasil como ministra em decreto

Depois de quase dois meses sem posse, desistência é oficial

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Depois de quase dois meses sem posse, desistência é oficial

O presidente Michel Temer (PMDB) anulou a nomeação da deputada federal Cristiane Brasil (PTB) para o cargo de ministra do Trabalho, em um decreto publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (23).

A nomeação de Cristiane havia sido publicada em outro decreto, no dia 3 de janeiro. Depois de quase dois meses de polêmicas envolvendo a judicialização da posse de Cristiane, a desistência da indicação só ocorreu esta semana.

Na quarta-feira (21), o PTB anunciou oficialmente que desistiu de indicar o nome de Cristiane para o Ministério do Trabalho. A deputada é investigada por suspeitas de associação com o tráfico e alvo de processos trabalhistas.

Em nota, o PTB, presidido pelo pai de Cristiane, Roberto Jefferson, afirmou que ainda não definiu qual será o novo nome do indicado pelo partido. Interinamente, o advogado Helton Yomura assumirá o Ministério do Trabalho.Temer anula nomeação de Cristiane Brasil como ministra em decreto

A indicação por parte do PTB para o posto vem sendo usada como moeda de troca por Temer para garantir o apoio do partido às suas propostas de governo. Entretanto, o Planalto teme que a deputada prejudique ainda mais a imagem do presidente.

Segundo informantes do Estadão Conteúdo, Temer teria concedido mais tempo para que o PTB indique um novo nome, até março, quando será feita uma nova reforma ministerial, devido o fato de ministros saírem para as eleições.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições