O Partido dos Trabalhadores convocou uma reunião ampliada de seu Conselho Político para esta segunda-feira (9), em São Paulo. Os petistas vão discutir a situação do ex-presidente (PT), em meio ao imbróglio jurídico causado pela frustração de seu habeas corpus.

A reunião ocorrerá no Diretório Nacional do PT. A presidente nacional do partido, senadora Gleisi Hoffmann (PT), irá comandar a reunião e concederá entrevista coletiva ao final, segundo a assessoria do partido.

A tentativa de libertar Lula teve início na última sexta-feira (6), quando três deputados do PT entraram com o pedido de habeas corpus do ex-presidente no TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região).

Apesar três decisões favoráveis do desembargador plantonista Rogério Favreto neste domingo (8), Lula permaneceu preso por determinação do desembargador Thompson Flores, presidente do Tribunal.

Lula foi condenado pelo TRF4, corte em segunda instância que analisa os casos da Lava Jato, a doze anos e nove meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O ex-presidente petista está há três meses preso.