PRISÃO DE LULA: Cela destinada ao ex-presidente serviu de dormitório a agentes da PF

Carceragem tem 15 m²; Lula ficará distante de outros condenados

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Carceragem tem 15 m²; Lula ficará distante de outros condenados

A cela reservada ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva no 4º andar da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, possui 15 m² e fica distante de onde outros presos no âmbito da Operação Lava Jato estão encarcerados, impedindo o contato visual entre os investigados.

O local, que também dispõe de banheiro exclusivo, foi adaptado para recepcionar o ex-presidente e serviu de dormitório para agentes da PF de outras regiões que passavam por Curitiba.PRISÃO DE LULA: Cela destinada ao ex-presidente serviu de dormitório a agentes da PF

Onde havia beliches, agora há uma cama de casal e uma mesa que ficará à disposição do ex-presidente. A chamada Sala do Estado Maior é reservada a profissionais do Direito em situação de prisão cautelar, isto é, prisões em flagrante, temporárias e preventivas.

A medida é prevista na lei federal 8906/94, para acusados que ainda não foram sentenciados, o que torna a estadia do ex-presidente uma situação atípica, haja vista que ele já foi julgado e condenado em 2º instância, pelos desembargadores do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região).

Caso o juiz federal Sergio Moro não tivesse determinado que Lula ficaria preso na superintendência da PF, o petista deveria ser encaminhado, por exemplo, a uma das celas do Complexo Médico Penal de Pinhais, onde está o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.

Em seu despacho, Moro justificou que a medida visa preservar a integridade física do ex-presidente, condenado em 2ª instância a 12 anos e 1 mês de detenção.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições
lula