Presidente da Câmara afasta Maluf do mandato de deputado federal

Está preso em Brasília desde dezembro de 2017

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Está preso em Brasília desde dezembro de 2017

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afastou o deputado Paulo Maluf (PP-SP) do mandato, nesta segunda-feira (19). O ex-prefeito de São Paulo está preso em Brasília desde dezembro de 2017. A determinação foi publicada em edição extra do Diário da Câmara.Presidente da Câmara afasta Maluf do mandato de deputado federal

Na decisão, Maia afirma que a prisão do deputado “inviabiliza, por prazo superior a 120 dias, o regular exercício do mandato parlamentar”.

Agora, cabe ao suplente, Junji Abe (PSD-DP), assumir a vaga. Abe é ex-deputado federal e ex-prefeito de Mogi das Cruzes, cidade na região metropolitana de São Paulo.
Maluf foi condenado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão. O político teve a execução imediata do cumprimento da pena determinada pelo ministro Edson Fachin em 19 de dezembro. No acórdão condenatório, a Corte Suprema do país determinou que a condenação fosse cumprida no Distrito Federal. Hoje, Maluf está no Complexo Penitenciário da Papuda.

O parlamentar é acusado de lavagem de dinheiro. A condenação diz respeito à tentativa de ocultar verba proveniente de um desvio de US$ 15 milhões na construção da Avenida Água Espraiada – atualmente chamada Avenida Roberto Marinho – na capital paulista.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições