Líder do prefeito disse que erro ‘foi de todos’

O prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD) apresentará nesta quarta-feira (14), às 11h, o novo cálculo da taxa do lixo aos vereadores na Câmara, de acordo com informações do líder na Casa, vereador Chiquinho Telles (PSD) desta terça-feira (13).

No entanto, não há informações sobre como será feito o novo cálculo, se em uma emenda ao projeto já existente ou se em outro projeto de lei. “Só o prefeito poderá dar os detalhes, que ele vem com a minuta dos cálculos”. Nesta terça, o prefeito está em um Congressos de Municípios, sediado em São Paulo.

Para o parlamentar, o erro sobre a cobrança indevida da taxa foi de todos. “Até nós erramos. Acreditamos nas propostas que foram vendidas. Foram mostrados números e na hora de apertar o botão lá alguns inteligentes da Agetec e da Semadur apertaram os botões errados”, ironizou.

Chiquinho disse que, entretanto, Marquinhos não deve punir ninguém pelo erro. “O prefeito não é vingativo. Ele sofreu desgaste com isso, mas todos merecem uma segunda chance”.

De acordo com o vereador, a ideia era diminuir a taxa para que 60% da população pagasse, como uma forma de se fazer ‘justiça social”. Mas com o erro, 98% dos contribuintes acabaram sendo taxados.

“O prefeito quis dar transparência para uma taxa que é cobrada há anos, mas erraram na dose, no cálculo”.

Cobrança da taxa

A taxa do lixo era cobrada junto ao IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), mas acabou sendo cobrada de forma desmembrada porque a Prefeitura alegava que a alta inadimplência acabava prejudicando a arrecadação.

Porém, quando foi feita a divisão das taxas, o cálculo realizado estava errado, segundo admitiu a administração municipal.

Inicialmente, quando enviou projeto à Câmara para alterar o cálculo da taxa do lixo, a prefeitura estimava que a nova forma de definir o valor traria uma diminuição na taxa para 60% dos campo-grandenses.

Mais de 145 mil contribuintes pagaram a taxa. Desses, 70% teriam pagado a mais e puderam solicitar o reembolso. Mais de 20 mil contribuintes foram ressarcidos do valor pago pela taxa do lixo, totalizando quase R$ 6 milhões somente nos 15 pri8meiros dias de devolução dos valores.

*Matéria editada às 12h45 para acréscimo da informação com o horário da reunião