Prazo para requerer voto em trânsito termina nesta quinta

Os eleitores que estão fora do seu domicílio eleitoral têm até quinta-feira (23) para pedir o ‘voto em trânsito’. Para isso, o cidadão deve procurar a Justiça Eleitoral e se habilitar, indicando o local onde estará no período das eleições. O voto em trânsito somente acontece em municípios com mais de 100 mil habitantes. Em […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Prazo para requerer voto em trânsito termina nesta quinta
(Foto: Divulgação TRE)

Os eleitores que estão fora do seu domicílio eleitoral têm até quinta-feira (23) para pedir o ‘voto em trânsito’. Para isso, o cidadão deve procurar a Justiça Eleitoral e se habilitar, indicando o local onde estará no período das eleições.

O voto em trânsito somente acontece em municípios com mais de 100 mil habitantes. Em Mato Grosso do Sul, as cidades com seções específicas para o voto em trânsito são Campo Grande e Dourados.

Segundo informações do TRE-MS, a procura pela habilitação está sendo baixa este ano. Em média quatro pessoas por dia procuram os postos de atendimento para pedirem o direito do voto em trânsito.

Na última terça-feira (21) a procura aumentou, já que o prazo final se aproxima. Cerca de 40 pessoas procuraram os postos eleitorais para pedir habilitação.

Habilitação

O eleitor que quiser pedir o voto em trânsito precisa comparecer a um posto de atendimento carregando documento oficial com foto e o local onde irá votar.

Caso o eleitor faça o pedido, mas acabe não saindo do seu local de origem e domicílio eleitoral, estará impedido de votar, devendo justificar a ausência do voto.

Vale lembrar que o voto em trânsito, para aqueles que estiverem em estado diferente do domicílio eleitoral, somente poderá ocorrer para presidente. Já, aqueles que estiverem viajando dentro do próprio estado poderão votar para Presidente, Governador, Senador, Deputados Federais e Estaduais.

Ao final das eleições, as inscrições dos eleitores retornam automaticamente para as seções eleitorais de origem.

Transferência temporária

Além do voto em trânsito, a transferência temporária para outra seção eleitoral dentro do próprio município também é possível. Podem pedir as pessoas com deficiência ou com dificuldade de mobilidade que optarem por votar em locais mais próximos de suas casas ou que tenham melhor acessibilidade.

Também tem direito a transferência os integrantes das Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, polícias civis, polícias militares, corpos de bombeiros militares e guardas municipais que estiverem em serviço, bem como presos provisórios e adolescentes que cumprem medida socioeducativa.

Postos de atendimento ao eleitor

Em Dourados o posto de atendimento está sendo na sede no Cartório Eleitoral da cidade, na rua Montese, 435, Jardim Londrina.

Já na Capital, os eleitores devem procurar:

Fácil Guaicurus, na avenida Gury Marques, 5111, Bairro Universitário –  entre 8h e 14h;

Fácil General Osório, na rua Santo Ângelo, 51, Bairro Coronel Antonino – entre 8 e 14h

Fácil Aero Rancho, na avenida Marechal Deodoro, 2603 – Bairro Aero Rancho – entre 8h e 14h

CIJUS (Centro Integrado da Justiça), na rua Sete de Setembro esquina com Av. Calógeras, Centro (antigo shopping 26 de Agosto) –  entre 12h e 18h; e

Fórum Eleitoral, na rua Delegado José Alfredo Hardman, 180, no Parque dos Poderes – entre 12h e 18h.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições
lula