Por supostos ataques nas redes sociais contra o ainda ao governo estadual do PDT, Odilon de Oliveira, juiz federal aposentado, advogados do partido acionaram judicialmente o Facebook para tirar do ar dezenas de perfis pessoais e páginas comerciais.

Para a defesa do pedetista, adversário criaram o que eles chamam de ‘cartel de sites fakes’, ‘com o objetivo único de denegrir a imagem do pré-candidato, bem como de seus correligionários’.

“Além disso, existem inúmeros perfis de origem duvidosa no facebook que compartilham essas notícias, com o objetivo de propagar a ‘fake News’ pela rede e assim causar má fama, tentando retirar possíveis votos aos filiados do PDT”, alegam os advogados da executiva regional do PDT.

O próprio partido define como ‘fake news’, ‘qualquer publicação de imagem ou redação de história falsa com aparência de notícia real, cuja produção, inegavelmente, possui objetivos de produzir influência, macular ou denigrir por meio de sites, redes sociais ou aplicativos de mensagens instantâneas, a imagem daquele que se dispõe a pleitear uma vaga no pleito eleitoral’.

Na solicitação apresentada à Justiça o PDT em Mato Grosso do Sul pedem que o Facebook Serviços Online do Brasil Ltda, num prazo de 48h, remova os cerca de 70 domínios listados na ação, bem como apresente os respectivos números de IP e os dados pessoais do criador de cada perfil.