Número de eleitores aumenta em MS: mais de 1,8 milhão escolherão sucessor de Reinaldo
O número de eleitores aptos a votar em Mato Grosso do Sul aumentou desde as últimas eleições para governador. Este ano, candidatos irão disputar o voto de mais de 1,87 milhão de eleitores em todo o Estado em outubro. Em 2014, quando o eleitorado sul mato-grossense elegeu o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), eram 1,81 milhão […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O número de eleitores aptos a votar em Mato Grosso do Sul aumentou desde as últimas eleições para governador. Este ano, candidatos irão disputar o voto de mais de 1,87 milhão de eleitores em todo o Estado em outubro.
Em 2014, quando o eleitorado sul mato-grossense elegeu o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), eram 1,81 milhão de pessoas aptas a votar no Estado. Desde lá, o crescimento percentual do eleitorado foi de 3,24%.
Apesar do crescimento, Mato Grosso do Sul ainda possui um peso pequeno na definição do presidente da República. O Estado irá representar apenas 1,27% de todos os votos do eleitorado brasileiro nas urnas em outubro. A porcentagem é praticamente a mesma das últimas eleições presidenciais.
Os números fazem parte das estatísticas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) referentes às eleições deste ano, divulgadas nesta quarta-feira (1). Em todo o Brasil, são mais de 147 milhões de brasileiros aptos a votarem em outubro.
O crescimento do eleitorado de Mato Grosso do Sul tem se mantido nos últimos 20 anos. Em 1998, o número de eleitores em todo Estado era de 1,25 milhão, o que significa que houve um acréscimo de mais de 621 mil votantes no período.
Os índices acompanham o crescimento demográfico do Estado. Segundo dados do último Censo IBGE, a população de Mato Grosso do Sul soma 2,44 milhões de habitantes atualmente. Em 2000, eramos pouco mais de 2,07 milhões, enquanto em 1990, o número era de 1,77 milhão de sul mato-grossenses.
Mais faltosos
Apesar do crescimento no número total de eleitores, Mato Grosso do Sul tem registrado um aumento no número de eleitores faltosos nos últimos dez anos. No ano passado, o TSE registrou mais de 2,06% de eleitores no Estado que faltaram às últimas três eleições, e que podem ter seus títulos cancelados.
Em comparação com 2013, ano anterior às últimas eleições estaduais, o crescimento foi de quase 1%. Naquele ano, o número de faltosos há três eleições atingiu 1,57% de todo o eleitorado.
Nos anos anteriores, as taxas também foram menores. O índice de faltosos chegou a 0,57% em 2009, ano anterior à eleição que reelegeu o ex-governador André Puccinelli (MDB). Os números só não estão maiores do que em 2007, quando os faltosos representavam 2,28% dos eleitores.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.