Presidente da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), Junior Mochi (MDB) afirmou nesta terça-feira (6) que deve aguardar o Congresso Nacional decidir sobre o projeto Escola Sem Partido para pauta-lo na Casa.

Autora do projeto, a deputada Mara Caseiro (PSDB) disse que concorda com o posicionamento. “Se for aprovado, aí fica mais fácil só regulamentá-lo aqui no Estado”.

O assunto esteve em discussão no mês de maio na Assembleia Legislativa sob a escolta policial. Na época, Mara disse que chegou a pedir reforço da segurança para não colocar a vida de ninguém em risco, já que o assunto chegou a causar confusão na Câmara Municipal em outubro do ano passado.

Na Câmara, projeto semelhante foi apresentado pelo então vereador Paulo Siufi (MDB). A matéria foi aprovada e posteriormente vetada em votação simbólica entre os vereadores em junho de 2016. Manifestantes pró e contra o projeto ocuparam a Câmara na época.

Após a derrota e depois de ter assumido o cargo de deputado, Siufi chegou a dizer que errou ao elaborar a proposta. “Depois eu fui convencido de que o projeto não agregaria e colocaria professor contra aluno e vice-versa. Esse não é o melhor caminho”, afirmou.

Na Assembleia, a proposta de lei foi reformulada e apresentada pela deputada Mara Caseiro em agosto do último ano, e recebeu apoio dos deputados Paulo Siufi, Coronel David (PSC), Maurício Picarelli (PSDB) e Lídio Lopes (PEN).