Empossado novo presidente, Iran fala em aproximar TCE-MS da sociedade

Eleito no início de outubro, o conselheiro Iran Coelho das Neves tomou posse, nesta quarta-feira (12), como novo presidente do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado). Além de Iran, os integrantes da chapa única formada pelo vice-presidente Flávio Kayatt e o corregedor-geral Ronaldo Chadid também tomaram posse. Iran substitui Waldir Neves, que deixa o comando […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Empossado novo presidente, Iran fala em aproximar TCE-MS da sociedade
Waldir Neves deixa presidência e Iran Coelho assume (Foto: Minamar Junior)

Eleito no início de outubro, o conselheiro Iran Coelho das Neves tomou posse, nesta quarta-feira (12), como novo presidente do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado). Além de Iran, os integrantes da chapa única formada pelo vice-presidente Flávio Kayatt e o corregedor-geral Ronaldo Chadid também tomaram posse.

Iran substitui Waldir Neves, que deixa o comando da corte após quatro anos. Na cerimônia desta noite, além de conselheiros, estiveram presentes autoridades do Executivo e Legislativo municipal e estadual.

No discurso de posse, Iran afirmou que durante a sua gestão pretende aproximar ainda mais o tribunal da sociedade. “Promover a aproximação orgânica completa desta corte com a sociedade que aqui servimos. Assumo a Presidência movido pela certeza que com ajuda de Deus e a competência e ilustre contribuição dos companheiros, haverei de levar a bom termo a tarefa que me é atribuída”, afirmou.

Entre as autoridades que participaram da posse, o deputado estadual presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi (PSDB), ressaltou o conhecimento técnico de Iran para atuar à frente do TCE.

“É um acerto do tribunal porque Iran detém conhecimento técnico enorme, tem conhecimento das questões que envolvem o Tribunal de Contas. Não tenho duvidas que fará uma grande gestão aplicando os recursos da melhor maneira”, completou.

Também participaram do ato o prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD) e a vice-governadora Rose Modesto (PSDB), que representou Reinaldo Azambuja (PSDB).

Experiência profissional

Formado pela FUCMAT – Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso em bacharel em Ciências Econômicas em 1977 e bacharel em Direito em 1987.

Atuação profissional na iniciativa privada: Escritório Contábil Mato Grosso/Dourados de 1967 a 1973, exercendo diversas atividades de natureza escritural, fiscal e contábil, finalizando como encarregado geral do escritório. Discar S/A – Concessionária de Automóveis/Campo Grande, de Janeiro a Dezembro de 1974 – encarregado geral do setor contábil e financeiro. Camave 5/A – Concessionária CBT/Campo Grande, de 1975 a 1977 – exercendo atividades de natureza contábil na matriz, gerente geral da filial de Aquidauana e finalizando como chefe do setor financeiro. KARTRO 5/A – Importadora e Exportadora/Campo Grande – 1988 – gerente geral da filial de Mato Grosso do Sul.

Atuação profissional no serviço público: Comissão de Divisão do Estado – Membro da Comissão patrimonial do Estado de Mato Grosso do Sul — Encarregado geral do levantamento patrimonial da Grande Dourados, onde promoveu treinamento e seleção de pessoal. Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul – Chefe geral do setor financeiro – participou da equipe de implantação das atividades orçamentária financeira, contábil e patrimonial do Comando Geral da Policia Militar e do DETRAN. Secretaria de Comunicação Social de Mato Grosso do Sul – Membro da equipe de implantação e criação da Secretaria, Inspetor Geral de Finanças – Diretor Geral de Administração e Chefe de Gabinete do Secretário – em todos os cargos como ordenador de Despesas por delegação.

No TCE-MS: Membro da equipe de implantação das atividades Técnicas e Fiscalizadora do Tribunal de Contas atuando na elaboração de Manuais de Normas Técnicas e cursos de treinamento para os primeiros técnicos do Tribunal. Nomeado para exercer o cargo em comissão de Assessor Chefe da Assessoria Técnica do Tribunal de Contas, período em que desenvolveu e coordenou diversos cursos seminários e treinamento não só para os funcionários do TCE como para os técnicos dos órgãos jurisdicionados. Nomeado através de concurso público, para exercer o cargo efetivo de Técnico de Inspeção e Controle, permanecendo na chefia da Assessoria Técnica. Nomeado, através de concurso, para exercer o cargo efetivo de Perito de Auditoria e Controle, permanecendo na chefia da Assessoria Técnica.

Nomeado para exercer o cargo em comissão de Diretor do DAFO – Departamento de Auditoria Financeira e Orçamentária – neste cargo coordenou dirigiu todas as ações da atividade fim do Tribunal de Contas, (Fiscalização Orçamentária, Financeira e Patrimonial) elaboração de normas técnicas, treinamentos, cursos e seminários para os funcionários e órgãos jurisdicionados, atualizando-os às novas exigências das legislações pertinentes. Nomeado através de concurso público de provas e títulos para exercer o cargo vitalício de Auditor do Corpo Especial Tribunal de Contas, onde exerce as atividades constitucionais do cargo na elaboração de estudos e pareceres indispensáveis à atividade fim do Tribunal de Contas e, ainda, nos impedimentos, férias, vacâncias e licenças, a Função de Conselheiro Substituto, onde desenvolve atividades de apreciação e julgamentos dos responsáveis pela gestão dos bens e recursos públicos. Designado como Auditor Coordenador do Corpo Especial, onde administra todas as atividades inerentes às funções desenvolvidas pelos senhores Auditores. Nomeado Conselheiro do Tribunal de Contas em Julho de 2009. Exerceu a Vice-Presidência no Biênio 2011/2012. Corregedor-Geral no biênio 2015/2016 e no biênio 2017/2018.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições