Deputados destacam credibilidade do DATAmax e projetam crescimento de candidatos
Siufi lembrou de acertos do Instituto
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Siufi lembrou de acertos do Instituto
Deputados estaduais comentaram, durante a sessão desta quinta-feira (12), o resultado da pesquisa do Instituto DATAmax, com índice de rejeição dos pré-candidatos, divulgada pelo Jornal Midiamax, e ressaltaram a credibilidade do resultado do levantamento.
“Confio no levantamento do DATAmax, é único Insituto que cravou resultados nas últimas eleições, mas esses índices (do pré-candidato do MDB ao governo estadual, André Puccinelli) vão melhorar”, disse o deputado Paulo Siufi (MDB).
Na visão do emedebista, boa parte dos eleitores ainda não sabem da candidatura do ex-governador, e projeta um crescimento assim que a campanha, de fato, começar.
Para o líder do governo na Assembleia, deputado Rinaldo Modesto (PSDB), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) tem bons índices na Capital. “Com a campanha as pessoas vão ver que existem obras nos 79 municípios. Os professores têm os melhores salários do Brasil. Esse investimento todo em infra e pessoa vai fazer com que ele cresça (nas pesquisas de intenção de votos)”, frisou o tucano.
A deputada Mara Caseiro (PSDB) argumentou que a campanha ainda não começou, e que muitos candidatos terão condições de apresentar proposta, fazendo com que os índices se alterem.
Lama Asfáltica
O emedebista Renato Câmara e o petista Pedro Kemp citaram as investigações da PF no âmbito da Operação Lama Asfáltica como fatores que influenciam a rejeição de Puccinelli na pesquisa divulgada.
“Ele (André) faz o enfrentamento (das críticas) com a pré-candidatura, que tem por objetivo dar explicações a essas críticas. Quando as pessoas perceberem os dois lados da moeda vão entender que não é bem assim”, argumentou Câmara.
Já Kemp, que ressaltou que atualmente a população está mais atenta ao debate político, principalmente no que tange à corrupção, afirmou o candidato petista ao governo, Humberto Amaducci, ex-prefeito de Mundo Novo, tem ‘experiência e condições de fazer enfrentamento político e crescer (nas pesquisas)’.
Rejeição
Nesta quinta-feira (12) o Jornal Midiamax divulgou resultado do levantamento que mede a rejeição do eleitor aos candidatos apresentados na chamada pesquisa estimulada, quando entrevistador apresenta alternativas de candidatos ao eleitor.
O ex-governador do Estado e ex-prefeito da Capital André Puccinelli (MDB) lidera com 32,2% em índice de rejeição entre os entrevistados, mais que o dobro do segundo colocado, o atual governador Reinaldo Azambuja (PSDB), com 12,6%.
Em seguida aparecem Suel Ferranti (PSTU), com índice de rejeição de 5,8%; Odilon de Oliveira, com 4,6%; Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 4,1%; Humberto Amaducci (PT), com 3,7%; Adauto Garcia (PRTB), com 2,7%; João Alfredo Daniezi (PSOL), com 2,1%.
Como a margem de erros é de 3,5% para mais ou para menos, entre Suel Ferranti e Adauto Garcia, todos estão tecnicamente empatados.
Entre os moradores da Capital, 13,6% rejeitam todos os candidatos ao governo; 2,4% não rejeitam nenhum e 16,2% não sabem ou não responderam.
Nas duas últimas eleições, em 2014 e 2016, o DATAmax ‘cravou’ o resultado final das urnas. Foram entrevistados 804 eleitores em Campo Grande, entre os dias 5 a 8 de abril e a margem de confiança da pesquisa é de 95%.
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral, tanto em âmbito estadual quanto federal, sob os números MS-09178/2018 e BR-08909/2018. Como já fez em eleições anteriores, o DATAmax disponibiliza todas as informações e detalhes, bem como material da pesquisa, para consulta dos partidos políticos que manifestarem oficialmente interesse nos dados.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Técnica de enfermagem procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.