Defesa diz que pena foi extinta e pede anulação de ação contra vereador
Salário do vereador foi suspenso pela Câmara
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Salário do vereador foi suspenso pela Câmara
A defesa do vereador Lucas de Lima (SD) divulgou que a 5ª Vara da Justiça Federal declarou extinta a punição de um ano e quatro meses de prisão, que foram convertidos na prestação de serviços comunitários, do parlamentar por apropriação indébita. A informação consta no portal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, mas não é possível acessar os autos.
O advogado Jeyancarlo Xavier, que representa Lucas, diz que o próximo passo é juntar a decisão à ação popular contra o vereador que culminou na suspensão do pagamento de salários e qualquer verba ao legislador, o que foi acatado pela presidência da Câmara Municipal de Campo Grande.
A juíza May Melke Amaral também determinou que o Legislativo informasse as providências tomadas quanto ao procedimento de extinção do mandato do vereador. De acordo com o presidente da Casa, vereador João Rocha (PSDB), atualmente está aberto o prazo para que o parlamentar apresente sua defesa. A decisão sobre uma possível cassação seria tomada em votação no plenário.
“Vamos juntar a decisão nos processos e pedir extinção”, afirma Jeyancarlo. Segundo ele, a deliberação da 5ª Vara da Justiça Federal foi em resposta ao pedido de que a pena fosse declarada prescrita e, com isso, anular os efeitos da sentença que condenou Lucas, que, conforme a Constituição Federal, o faria perder seus direitos políticos.
Com isso, tanto a ação popular que pediu a suspensão dos salários quanto a cassação do mandato do vereador e o processo que corre na Câmara devem deixar de existir, já que são baseados na condenação. O mesmo deve ocorrer com o pedido do suplente Eduardo Cury (SD) para que o mandato do vereador fosse cassado.
“Seguimos com o nosso trabalho, acreditando na Justiça e certos que ainda temos muito para fazer pelo povo de Campo Grande”, afirmou Lucas de Lima através da assessoria.
Entenda
Radialista e ex-sócio de uma pizzaria, Luiz Carlos Correio de Lima, o Lucas de Lima, como é mais conhecido, foi condenado em 2012 pela 5ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande a um ano e quatro meses de prisão, que foram convertidos na prestação de serviços comunitários.
O vereador era fiel depositário da Justiça do Trabalho em Campo Grande e utilizou bens da pizzaria para o pagamento de dívidas indevidamente, o que gerou o processo por apropriação indevida. À Justiça, o radialista famoso pelo programa ‘Amor Sem Fim’, confessou ter cometido a infração, mas alegou que não houve dolo, ou seja, não foi intencional.
Lucas de Lima recorreu ao Tribunal Regional da 3ª Região, em São Paulo, onde os desembargadores mantiveram a sentença contra o parlamentar, publicada em fevereiro de 2016.
O próximo passo foi recorrer ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), cuja apelação foi rejeitada pelo ministro Antonio Saldanha Palheiro, em meados do ano passado, e publicada em dezembro.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Técnica de enfermagem procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.