Confira a lista: A 5 dias do prazo final, 73 políticos registram candidaturas no TRE-MS

Faltando pouco menos de uma semana para o fim do prazo para registro de candidaturas, apenas 73 políticos de Mato Grosso do Sul solicitaram seus registros no TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Para o cargo máximo do Executivo Estadual, o candidato do PDT, Odilon de Oliveira, foi o único a colocar seu nome à disposição da […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Confira a lista: A 5 dias do prazo final, 73 políticos registram candidaturas no TRE-MS
(Foto: Arquivo/Midiamax)

Faltando pouco menos de uma semana para o fim do prazo para registro de candidaturas, apenas 73 políticos de Mato Grosso do Sul solicitaram seus registros no TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Para o cargo máximo do Executivo Estadual, o candidato do PDT, Odilon de Oliveira, foi o único a colocar seu nome à disposição da Justiça Eleitoral até esta sexta-feira (10), indicando como vice o bispo Marcos Vitor (PRB).

Senado

Outros três postulantes a uma cadeira no Senado Federal também fizeram a solicitação do registro. Entre os novatos, além do já Senador Pedro Chaves (PRB) que tenta renovar seu mandato por mais oito anos, estão os candidatos Dorival Betini (PMB) e Humberto Figueiró (Podemos).

O sistema da Justiça Eleitoral também já computa os suplentes de cada candidato. Meire Xavier (PMB) e Gislaine Rocha (PMB) foram indicadas a 1° e 2° suplentes, respectivamente, do candidato Dorival Betini.

Na chapa de Pedro Chaves, constam, como 1° suplente, o vereador de Campo Grande Gilmar da Cruz (PRB), e também, como 2° substituto Angelo Mendes. Já como substitutos de Humberto Figueiró, Omar Kadri (Podemos), 1° suplente, e Venício de Oliveira (Podemos), 2°, foram indicados.

Deputado Federal

Concorrendo a uma das oito vagas na Câmara Federal pela chapa “Esperança E Mudança 1”, estão os candidatos Andreia Umbelina (Pode), Antonio Neres (Pode), Baixinho (PRB), Balejo De Arruda (Pode), Cascão (PDT), Cléo Gomes (PDT) e o já deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT).

Maria Vital (PDT), Odilon De Oliveira (PDT), Paulo Estevão (Podemos), Tiago Vargas (PDT) E Wilton Acosta (PRB), Eduardo Gaúna (Pode), Daniela Fernandes (PRB), Dra. Ritva (PDT) e Hedyl Benzi (PDT).
Pelo Partido Novo, Registraram Candidaturas Guto Scarpanti, Miriam Gimenez, Priscila Baggio, Prof. Eduardo Ferrufino e Rubio Sérgio – Rubinho.

Deputado Estadual

Em busca de uma vaga na Assembleia Legislativa pelo PDT, já solicitaram registro os candidatos Antonio Neri, Antonio Carlos Biffi, Bombeiro Dionaldo, Coronel Ezequiel, Danieli Almeida, Delegada Sidneia Tobias, Delegado Bispo E Delegado Cleverson.

Também Pelo PDT, os candidatos Dr. Augusto Cruz, Diva E Amigos Do Bem, Fernanda Lima, Glauber Andrade, Helena Salomão, Issam Fares Junior, Jamilson Name, José Abelha, Julio Trajano Vargas, Marcos Afonso E Maria Teresa.

Requisitaram o registro, ainda, Medina, Professora Madalena, Professor Douglas, Profª Jane, Sargento Betânia, Sergio Cruz, Sol do PDT, Além De Tadeu Vieira.

Pelo PRB, os candidatos Antonio Vaz, Arildo França, Vereador Betinho, Careca Da Iluminação, Coronel Isaias Bittencourt, Desire Queiroz, Emerson Gomes, Gilsy Arce, Nilva, Rogerio Yuri, Samuel Ancina, Valdemar Moraes, Wilton Leinha e Zé Carlos Cobrinha.

Prazos

As legendas têm até o dia 15 de agosto, às 18h (MS), para registrar seus candidatos no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral). Em seguida, caberá ao Ministério Público Eleitoral, a qualquer candidato, a partido político ou coligação a possibilidade de impugnar os registros apresentados à Justiça Eleitoral.

Para tanto, na fundamentação que deve ser enviada ao tribunal, o impugnante deverá apresentar argumentos jurídicos contra o registro da candidatura, como algum impedimento legal previsto na Lei da Ficha Lima que gere inelegibilidade. Caberá a um ministro do TSE analisar os argumentos e decidir se o candidato poderá disputar as eleições.

A propaganda eleitoral por meio de carros de som, comícios e internet estará liberada a partir do dia 16 deste mês. O primeiro turno do pleito será realizado dia 7 de outubro e segundo, no dia 28 do mesmo mês.

Conteúdos relacionados