Aprovar em 2018 idade mínima para aposentadoria é 'grande passo', diz Bolsonaro
Foto: Agência Câmara

Presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nesta segunda-feira (5) que se idade mínima para for aprovada pelo Congresso, ainda este ano, “já será um grande passo”. O presidente falou sobre o assunto em entrevista à TV Aparecida.

A reforma da Previdência é assunto de proposta do governo Michel Temer (MDB) que tramita na Câmara dos Deputados. O projeto prevê idade mínima de aposentadoria de 62 anos para mulheres e 65 para homens (para trabalhadores do setor público e privado), com a regra de transição até 2042.

Bolsonaro afirmou, ainda, que a idade mínima precisa ser analisada em casos e não generalizada. “Fala-se muito em 65 anos. Mas você não pode generalizar isso daí. Tem certas atividades que nem aos 60 é compatível a aposentadoria. Nós devemos manter essas questões. Você vê a expectativa de vida do policial militar no Rio de Janeiro, não tenho o valor exato aqui, mas está abaixo de 60 anos. Então, não é justo botar lá em cima isso daí”, disse.

O presidente eleito também afirmou que quer acabar com incorporações.”No serviço público, por exemplo, nós devemos acabar com as incorporações”, complementou.

Ele disse que, apesar do “desânimo em Brasília” após as eleições, vai tentar aprovar algo da reforma ainda este ano. “Eu tenho experiência do que acontece depois das eleições. Há um desânimo em Brasília. O que eu vou tentar é aprovar alguma coisa na reforma de Previdência”, disse.