Vereadores da Capital votam projeto que transforma praça em local privativo para cães

Parlamentares também votam dois vetos do prefeito Marquinhos Trad

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Parlamentares também votam dois vetos do prefeito Marquinhos Trad

Em segunda discussão, os vereadores votam nesta terça-feira (14) um projeto de lei que transforma parte de espaços públicos de Campo Grande, como praças e parques, em lugares privativos para lazer, exercício e convívio de cães e proprietários.

Serão sete espaços destinados ao programa chamado de “PraCão”, um em cada região da Capital (Imbirussu, Lagoa, Prosa, Centro, Anhanduizinho, Bandeira e Mata do Segredo).

De acordo com o texto do projeto, o local deverá ser cercado para que os animais possam conviver sem o uso de guias.

No espaço, ainda conforme o texto do projeto, poderão ser realizadas feiras de doações de animais, orientações de tratamento e cuidados com os bichos, campanha de vacinação, orientação veterinária e outras ações que visem o bem-estar animal.

No local também haverá a Cinoterapia, a terapia através de trato com cães adestrados, utilizada para desenvolver a autoestima, movimentação corporal, sensibilidade, segurança, afetividade, habitualmente utilizada em tratamento com crianças e idosos, portadores de DDA (Déficit de Atenção) e hiperatividade e formação cães guias para cegos.

Ainda conforme o texto do projeto, será proibida a presença de cães de algumas raças, consideradas agressivas. São elas: Pit bull, Mastim Napolitano, Rottweiler, Dobermann e Bull terrier.

A proposta é dos vereadores Lucas de Lima, veterinário Francisco e Eduardo Romero será votada em segunda discussão.

Vetos

Em discussão única, os vereadores também analisam, na terça-feira, o veto parcial ao Projeto de Lei 8.474/17, que autoriza a prefeitura a criar o programa Escola para o Sucesso. A proposta é do vereador Carlão.

Também recebeu veto parcial o PL 8.552/17, que autoriza a criação da Biblioteca Itinerante Manoel de Barros, de autoria da vereadora Dharleng Campos.

Mais projetos

Em segunda discussão e votação estão quatro projetos, incluindo o PL 8.542/17, que autoriza a prefeitura a regulamentar a profissão de condutor de ambulância, dos vereadores Fritz e João César Mattogrosso.

Outras quatro propostas serão votadas em primeira discussão, entre elas o PL 8.610/17, que dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com 50 anos ou mais no Proinc (Programa de Inclusão Profissional). A proposta é do vereador Chiquinho Telles.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições
lula