Ministro esteve presente em evento

Com a presença do ministro de carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro, universidades sul-mato-grossenses, chinela, paraguaia e argentina, discutiram na manhã desta quarta-feira (25), Plano de Cooperação Universitária – Intervenções Comunitárias e Produções Científicas para a Rila (Rota da Integração Latino-Americana).

O secretário Estadual de Obras, Marcelo Miglioli, também participou do I Seminário Rede de Universidades : Desafios Sociais, Turísticos, Econômicos e Potencialidades Acadêmicas, promovido em parceria com a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

“É um evento fundamental para este projeto que é o maior para Mato Grosso do Sul em termos de desenvolvimento. O ministro veio especialmente para participar”, contou Miglioli. Uniderp, UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), além de universidades do Chile, Argentina e Paraguai, já formam conselho voltado ao projeto.Universidades se unem para criar plano em prol da Rota Bioceânica

A Rota Bioceânica vai começar em Campo Grande, passando pelo Paraguai, Argentina e chegará até os portos do norte do Chile, com objetivo de estimular o comércio entre os países da América do Sul e reduzir os custos dos setores agroexportadores.

Fazem parte da organização da Rota de Integração Latino-Americana o Conselho de Reitores de Mato Grosso do Sul (Crie-MS), o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Ministério das Relações Exteriores. A Rede Universitária é coordenada pelo Crie-MS (composto pela UCDB, UFGD, UFMS, Uniderp, UEMS e IFMS) para promove a integração de pesquisas sobre o impacto da Rota Bioceânica que liga Mato Grosso do Sul ao oceano pacífico.