Simone propõe PEC que impede presidente exonerar ministro para votar no Congresso

Proposta impõe quarentena para nomeação

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Proposta impõe quarentena para nomeação

Quando precisa garantir quórum em determinadas votações, o presidente Michel Temer (PMDB) exonera parlamentares que ocupam funções de ministros, e os renomeia após a votação. Isso pode ser proibido, é o que pede a senadora Simone Tebet (PMDB).

A senadora apresentou uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que impõe uma espécie de ‘quarentena’ para que parlamentares exonerados do cargo de ministros retornem a função após participarem de votações de interesse do governo.Simone propõe PEC que impede presidente exonerar ministro para votar no Congresso

A intenção da peemedebista, que já conseguiu assinaturas em sua proposta de 52 dos 81 senadores é exigir que tais ministros, ao retornar para o mandato eletivo, permaneçam no cargo por, pelo menos, 120 dias

“Trata-se, segundo o nosso entendimento, de uma deformação do sistema, ainda que se admita que o nosso presidencialismo deve continuar admitindo a possibilidade que um Deputado Federal ou Senado possa, sem perda do mandato, ocupar um cargo de Ministro de Estado. E essa deformação tem implicado em prejuízo à respeitabilidade das instituições democráticas”, justificou Simone.

Na opinião da senadora, a PEC, que ainda precisa ser apreciada no Congresso, poderia aperfeiçoar o sistema político nacional, uma vez que o presidencialismo brasileiro exige disciplina mais rígida e separação dos poderes. 

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições