Relator recomenda prosseguimento da denúncia contra Temer na Câmara

Leitura do relatório gera manifestação de deputados.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Leitura do relatório gera manifestação de deputados.

Sob aplausos de parte da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara Federal e também manifestações contrárias de parte da Casa de Leis, o deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ) defendeu, nesta segunda-feira (10), a aceitação da acusação apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Michel Temer.

Sergio Zveiter afirmou que existem indícios graves contra o presidente e que faz a recomendação com a tranquilidade de que a autorização não representa qualquer risco às instituições. “Temos indícios que são sérios o suficientes para ensejar o recebimento da denúncia”.

Temer foi denunciado pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot ao STF (Supremo Tribunal Federal) com base em gravações e delação premiada dos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos do grupo J&F – que controla o frigorífico JBS e outras empresas.

O presidente da República só pode ser processado criminalmente no STF se houver autorização da Câmara dos Deputados. A defesa de Temer diz que não há provas do envolvimento do presidente da República em nenhum crime.

A CCJ ainda irá votar o relatório de Sergio Zveiter. Na comissão, o quórum necessário para autorizar o processo é simples, ou seja, metade ou mais dos deputados presentes (34 dos 66 integrantes da comissão).

Em seguida, após o parecer da comissão sobre se deve ou não ser aberto o processo no Supremo Tribunal Federal, tendo sido aprovada ou não a abertura de processo, o Plenário da Câmara ainda precisará votar em definitivo a autorização. No Plenário, serão necessários 2/3 dos parlamentares ou 342 dos 513 deputados.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições