Projeto de lei contra poluição sonora prevê criação de mapa acústico de MS

Proposta foi apresentada pelo deputado Maurício Picarelli

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Proposta foi apresentada pelo deputado Maurício Picarelli

Um projeto de lei apresentado nesta quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa, cria uma política de prevenção, controle e fiscalização contra ruídos e determina ainda a criação de um mapa acústico como ferramenta de planejamento urbano em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o texto do projeto, de autoria deputado Maurício Picarelli (PSDB), o mapa acústico será elaborado em um prazo de dois anos para cada uma das regiões do Estado, “priorizando as áreas com presença de receptores potencialmente críticos – RPC, tais como escolas, creches, biblioteca pública, cemitério, hospital, ambulatório, casa de saúde ou similar.”

O objetivo do projeto é combater o barulho, garantindo o sossego público. Picarelli explicou que o silêncio será obrigatório a partir das 22h, de domingo a quinta-feira, e a partir das 23h59, sexta e sábado. A intenção é reforçar a legislação já existente, na esfera federal. “Existe uma lei federal, mas ninguém cumpre”, disse.

A proposta também prevê ações educativas a respeito das medidas preventivas e dos danos provocados pela poluição sonora. Caberá à polícia, segundo ele, fazer a fiscalização e avaliação dos ruídos, de acordo com as normas técnicas.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições
lula