Jodascil é investigado por envolvimento em desvio de recursos

Único detido durante operação Máquinas de Lama, da Polícia Federal, que ainda continua preso, Jodascil Lopes da Silva já teve decisão favorável da Justiça Federal para ter a prisão preventiva revogada, no entanto, o que trava a saída do ex-servidor comissionado da Secretaria Estadual de Educação da prisão é o prazo que o juiz Fábio Luparelli, da 3ª Vara Federal da Capital, deu ao MPF (Ministério Público Federal) para se manifestar no processo.

O pedido de liberdade provisória de Jodascil foi impetrado no dia seguinte a operação da PF. Anteontem, o magistrado concedeu a liberdade ao ex-servidor, no entanto, deu prazo de 24 horas para o MPF.

O prazo expirou ontem à tarde, e a advogada do investigado, Andrea Flores, disse à reportagem que os promotores ainda não se manifestaram. “Estou aguardando o juiz emitir a decisão ainda hoje, caso não haja novidade, vou impetrar o habeas corpus no Tribunal Regional Federal da 3ª Região amanhã”, disse a defensora.

Outros dois detidos durante a operação, André Luiz Cance, ex-secretário da Fazenda da gestão (PMDB) e Micherd Jaffar, proprietário da Gráfica Alvorada, já foram soltos. Cance deixou a prisão anteontem e Jaffar saiu do centro de triagem do Presídio de Segurança Máxima de hoje pela manhã, depois de decisão do desembargador Paulo Fontes, do TRF3.

Prazo termina e único investigado pela PF ainda preso pode ser solto

A Justiça Federal negou prender André Puccinelli, mas determinou que ele pague fiança de R$ 1 milhão e ande com tornozeleira eletrônica, que foi retirada ontem depois de decisão favorável também do desembargador Fontes. Ainda segundo a PF, o suposto plano criminoso da gestão do peemedebista teria causado rombo de R$ 150 milhões aos cofres estaduais.