Petista quer incluir emenda na Reforma Política que impede prisão de Lula

Nova regra proíbe prisão até oito meses antes da eleição.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Nova regra proíbe prisão até oito meses antes da eleição.

O deputado federal Vicente Cândido (PT-SP) incluiu no seu relatório na Comissão de Reforma Política artigo que, se aprovado, poderá beneficiar o ex-presidente Lula, condenado pelo juiz Sérgio Moro a 9 anos e 6 meses de cadeia, caso o TRF (Tribunal Regional Federal) mantenha a sentença. A emenda modifica o artigo 236 do Código Eleitoral que proíbe a prisão 15 dias antes da eleição, ampliando a proibição até oito meses antes do pleito.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, Cândido admitiu que a nova regra beneficia Lula e que foi pensada para “blindar” não só ele, mas políticos investigados. “Lula também, como qualquer outro. É nossa arma contra esse período de judicialização da política”, disse.

O “pré-pré-candidato” poderá conseguir o salvo-conduto após solicitar uma habilitação prévia da candidatura à Justiça e ficar livre de ser preso até 48 horas depois do pleito. A prisão em flagrante continua sendo a exceção.

A reforma política será votada no dia 3 de agosto pela comissão da Câmara e, para valer em 2018, precisa ser aprovada pelo Congresso até setembro.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições
lula