Caso seja devolvida, denúncia de Janot será revisada por Dodge

Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) discutem a possibilidade de enviar de volta à PGR (Procuradoria-Geral da República) a dupla denúncia de organização criminosa e obstrução à Justiça apresentada contra o presidente (PMDB), elaborada pelo ex-chefe do órgão, Rodrigo Janot.

As informações são da colunista da Folha de S. Paulo, Mônica Bergamo. De acordo com a jornalista, pelo menos quatro ministros já teriam conversado sobre o assunto internamente, mas ainda não há consenso.

Caso a denúncia fosse devolvida à PGR, caberia à nova procuradora-Geral da República, , revisar todo o trabalho de seu antecessor. Dodge tomou posse nesta segunda-feira, em cerimônia ao lado de Temer e outros investigados, como Rodrigo Maia (DEM) e Eunício Oliveira (PMDB).Ministros do STF avaliam devolver segunda denúncia contra Temer

O advogado de Temer, Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, já havia protocolado na sexta-feira (15) um pedido para que a denúncia fosse devolvida.

Mariz argumenta que a denúncia de Janot contém majoritariamente fatos anteriores à posse de Temer como presidente da República, e que a Lei impõe que o presidente não poderia responder por crimes anteriores ao cargo.

A denúncia de Janot contra Temer foi apresentada na última quinta-feira (14). Além de Temer, o texto pede a investigação do “quadrilhão do PMDB, formado pelos ex-deputados Eduardo Cunha, Henrique Alves, Geddel Vieira Lima, e pelos ministros Moreira Franco e Eliseu Padilha, além de lobistas e ex-servidores.