Buscas fazem parte da 5ª fase da Operação Lama Asfáltica

Equipes da Polícia Federal e da Secretaria da Receita Federal estão no Instituto Ícone de Ensino Jurídico, na manhã desta terça-feira (14), cumprindo mandados de busca e apreensão da quinta fase da Operação Lama Asfáltica, denominada Papiros de Lama.

O instituto é administrado por Jodascil Gonçalves Lopes, sócio do advogado e professor universitário Júnior, filho do ex-governador de Mato Grosso do Sul André Puccinelli (PMDB), um dos alvos da operação desta terça. No local, estão duas caminhonetes, uma da PF e outra da Receita, desde as 6 horas.

Neste momento, agentes estão no apartamento onde mora o ex-governador André Puccinelli. Informações da Polícia Federal apontam pelo menos mais nove endereços a serem visitados, incluindo residência de parentes de Puccinelli. A operação teria pelo menos 5 mandados de prisão para cumprir, emitidos em investigações sobre atividades criminosas que envolveriam sonegação fiscal, ocultação de bens, enriquecimento ilícito.

Instituto Ícone, de Puccinelli Jr, é alvo de mandados da PF

No total são cumpridos dois mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária, seis mandados de condução coercitiva, 24 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio nas contas bancárias de pessoas e empresas investigadas.

Os mandados estão sendo cumpridos em , Nioaque, Aquidauana e São Paulo.

Os prejuízos causados com fraudes e propinas pagas passam dos R$ 235 milhões, os valores repassados a título de propina eram mascarados com diversos tipos de operações simuladas, para dar a falsa impressão de licitude ao aumento patrimonial dos integrantes da Organização Criminosa ou dar maior sustentação financeira aos seus projetos. 300 policiais participam da operação, que esta fase decorreu da análise dos materiais apreendidos em fases anteriores.