Senadora foi conhecer ações do Proantar

A senadora Simone Tebet (PMDB) esteve na comitiva de parlamentares que visitou, na última semana, a Estação Antártica Comandante Ferraz, à convite da Marinha do Brasil, para conhecer as ações do Proantar (Programa Antártico Brasileiro).

De acordo com a peemedebista, o Programa realiza por ano cerca de 20 projetos de pesquisas cientificas em diversas áreas, como oceanografia, biologia, biologia marinha, glaciologia, geologia, meteorologia e arquitetura.Em comitiva de políticos, Simone visita estação da Marinha na Artártica

O Proantar é desenvolvido pelo governo brasileiro há 35 anos no continente, e a Estação para onde os parlamentares foram levados está sendo reconstruída após um incêndio que destruiu boa parte das instalações locais há cinco anos.

O grupo de políticos brasileiros precisou pegar um helicóptero na base da Força Aérea chilena localizada na ilha King George até o navio de apoio oceanográfico Ary Rongel, da Marinha brasileira. O descolamento até a Estação Comandante Ferra é feito em botes infláveis.

Por sua importância como uma espécie de regulador térmico do planeta, bem como por ser detentor de inúmeros e valiosos recursos minerais, o continente Antártico é palco de importantes estudos realizados pelo governo brasileiro, alguns dos quais dizem respeito diretamente às mudanças climáticas do planeta.