Ele assumirá o lugar de Maria Silvia Bastos Marques

O presidente Michel Temer convidou o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Paulo Rabello de Castro, para assumir o comando do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social () no lugar da economista Maria Silvia Bastos Marques, que entregou o cargo na tarde de hoje (26).

Maria Silvia alegou razões pessoais para deixar a presidência do BNDES. Menos de cinco horas depois da oficialização da saída da agora ex-presidente do banco, o governo confirmou o nome de Castro, também economista, para substituí-la.

Interlocutores do Planalto reconheceram que, em meio à crise política, era preciso escolher um sucessor o mais rápido possível para evitar um desgaste com o mercado financeiro. Logo após o anúncio da demissão de Maria Silvia, Temer reuniu-se com os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e do Planejamento, Dyogo Oliveira.Economista Paulo Rabello de Castro é o novo presidente do BNDES

Segundo o Jornal do Comércio, no Planalto, assessores do presidente ressaltam que Maria Silvia “já fez o trabalho mais pesado”, reorganizando o banco desde que assumiu o cargo, há um ano.

Neste momento, o Planalto salienta que o norte dado ao Bndes não mudará. “A linha do Bndes está dada. O movimento mais difícil já foi feito e todos os outros braços econômicos importantes continuam trabalhando”, justificou um auxiliar do presidente.

A posse deve ocorrer na semana que vem. O Planalto ainda não informou quem ocupará a presidência do IBGE. Maria Silvia esteve no Palácio do Planalto no início da tarde, por volta de 14h30, para conversar com Temer sobre sua saída. Ela estava no cargo desde maio do ano passado. (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)