Disputa pelo comando do PT em MS coloca deputados em lados opostos
Seis chapa vão disputar comando estadual da legenda
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Seis chapa vão disputar comando estadual da legenda
Petistas de todo o Estado vai às urnas no próximo domingo (9), para o processo de escolha da nova direção da legenda, que busca se reerguer após uma série de denúncias de corrupção e do impeachment de Dilma Rousseff (PT). Este é o primeiro passo para eleição do presidente estadual do partido, atualmente nas mãos do ex-deputado federal Antônio Carlos Biffi.
De acordo com a assessoria do PT, em 60 municípios sul-mato-grossenses haverá o chamado PED (Processo de Eleições Diretas), e cerca de duas mil pessoas estão concorrendo em algumas das muitas chapas registradas. A expectativa do partido é que pelo menos 10 mil filiados em todo o Estado participem do processo eleitoral interno da sigla.
Ao todo seis chapas vão disputar as eleições internas que definem, em um posterior processo eleitoral, a direção estadual do partido e seu presidente. Os mais votados apresentam um número maior de delegados (as) para o congresso estadual, marcado para começo (5 a 7) de maio, onde serão definidos presidentes e diretores estaduais.
Segundo a assessoria petista, as seis chapas inscritas tem representação dos mandatos dos parlamentares, em diferentes correntes internados do partido.
A chapa ‘Esperança é Vermelha’, tendência Articulação de Esquerda, que tem como líder o deputado estadual Pedro Kemp, a chapa ‘Construindo um Novo Brasil com Lula 2018’, é coordenada pelos mandatos dos deputados federais Zeca do PT e Vander Loubet, ambos da força Construindo um Novo Brasil; a chapa ‘Democratizar para Reconstruir’, é coordenada pelo mandato do deputado estadual João Grandão, da corrente Democracia Socialista; a chapa ‘Esquerda Viva’, comandada pelo mandato do deputado estadual Amarildo Cruz, independente; a chapa ‘Movimento Popular Socialista (MPS)’, tem à frente o ex-deputado federal Antônio Carlos Biffi, atual presidente regional e o presidente da Fetems, Roberto Botarelli, ambos da corrente Movimento PT, e por a chapa ‘PT da Base’, coordenada pelo mandato do deputado estadual Cabo Almi, independente.
No próximo domingo os petistas escolhem primeiro a chapa estadual, depois um presidente municipal e por última uma chapa municipal. Até agora, segundo a assessoria do partido em MS, além de Biffi concorrente à presidente da legenda no Estado o ex-prefeito de Mundo Novo, Humberto Amaducci, com apoio da chapa ‘Esperança é Vermelha’.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.