Deputados do PT pedem que PGR investigue Temer por ‘compra de votos’

Petistas acusam presidente de tentar barrar denúncia da PGR

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Petistas acusam presidente de tentar barrar denúncia da PGR

Os deputados da bancada federal do PT irão apresentar um pedido, nesta quarta-feira (5), para que a PGR (Procuradoria-Geral da República) investigue suposta tentativa do presidente Michel Temer (PMDB) de comprar votos, a fim de barrar a denúncia de corrupção passiva na Câmara Federal.

A denúncia, protocolada pelo procurador-Geral da República Rodrigo Janot, só pode dar origem a uma investigação no STF (Supremo Tribunal Federal) caso 2/3 da Câmara dos Deputados vote a favor da abertura de inquérito.

Deputados do PT acusam Temer de comprar votos contra a abertura do inquérito entre os parlamentares, usando do cargo de presidente. O chefe da República tem feito uma série de reuniões no Palácio do Planalto com deputados da base aliada, incluindo membros da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), por onde a denúncia tramita no momento.

“Justamente na data em que a CCJ da Câmara dá início ao processo contra Temer, ele passa o dia recebendo deputados indecisos. Está evidente que ele está usando a máquina do governo para comprar votos e fazer chantagens e pressão sobre parlamentares”, disse o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), em comunicado à imprensa.Deputados do PT pedem que PGR investigue Temer por 'compra de votos'

Os deputados petistas afirmam acreditar que Temer tenha praticado os crimes apontados pela PGR, como de corrupção passiva e organização criminosa, além de ter atentado contra a moralidade e a administração pública.

Os petistas alertam ainda para que Janot precisaria dar uma resposta urgente ao suposto esquema de compra de votos, a fim de evitar que a análise da denúncia na Câmara seja viciada.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições