Pular para o conteúdo
Política

Cunha acusa Joesley de mentir sobre Lula: perigoso marginal

Pedirá anulação da delação 
Arquivo -

Pedirá anulação da delação 

O ex-deputado acusou nesta segunda-feira (19/06) o empresário Joesley Batista, da JBS, de mentir sobre sua relação com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista à revista Época . O peemedebista afirmou ainda que pedirá ao Supremo Tribunal Federal (STF) para anular delação de executivo.Cunha acusa Joesley de mentir sobre Lula: perigoso marginal

Numa carta escrita à mão, Cunha afirmou que Joesley tinha constantes encontros com Lula e chegou a participar de uma reunião entre ele e o ex-presidente que discutiu o processo de impeachment de Dilma Rousseff, em março de 2016. Na entrevista, o empresário disse que se reuniu com o petista apenas duas vezes em 2006 e 2013, na qual mantiveram apenas conversas “republicanas”.

“Ele [Joesley] fala que só encontrou o ex-presidente Lula por duas vezes, em 2006 e 2013. Mentira! Ele apenas se esqueceu que promoveu um encontro que durou horas, no dia 26 de março de 2016, Sábado de Aleluia, na sua residência […] entre eu, ele e Lula, a pedido de Lula, a fim de discutir o processo de impeachment, ocorrido em 17 de abril, onde pude constatar a relação entre eles e os constantes encontros que eles mantinham”, escreveu Cunha.

O ex-deputado disse que o encontro pode ser comprovado pelos seguranças que o acompanharam. Cunha também classificou Joesley como “perigoso marginal” que mente “para obter benefícios para os seus crimes” e disse lamentar ter exposto sua família ao convívio do empresário.

O executivo acusou Cunha de pedir propina e de ter cobrado R$ 5 milhões para evitar a abertura de uma CPI que afetaria a JBS. Joesley disse ainda que comprava o silêncio do ex-deputado com o aval do presidente Michel Temer.

Na carta, o ex-deputado negou as acusações e disse que Joesley deve prová-las, além de destacar que o executivo seria o maior beneficiário das medidas do governo Temer.

“É estranho que mesmo atacando o governo, ele seja o maior beneficiário de medidas do governo, tais como a MP 783 do Refis, onde ele, como o maior devedor da Previdência no país, vai poder pagar os bilhões que deve em 15 anos, com descontos e ainda usando créditos podres e duvidosos, inclusive de terceiros”, exemplificou.

Diante do que chamou de mentiras, Cunha voltou a afirmar que pedirá ao Supremo Tribunal Federal para anular a delação de Joesley. “Espero que o STF reveja esse absurdo e bilionário acordo desse delinquente”, concluiu.

Preso desde outubro e condenado a 15 anos de prisão no âmbito da Operação Lava Jato, atualmente, o ex-deputado cumpre pena no Complexo Médico-Penal de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

Joesley rebate acusações de Cunha

Em nota, Joesley se defendeu das acusações de Cunha e afirmou que o ex-deputado lhe atribui afirmações que nunca fez, acrescentando que se encontrou várias vezes com Lula depois de 2013. A assessoria do empresário confirmou ainda que ele intermediou encontros de dirigentes do PT com Cunha.

“A despeito do grande número de informações e provas já entregues, os colaboradores continuam disponíveis para cooperar e, conforme acordo firmado com a Justiça, estão sendo identificadas informações e documentos adicionais como complementos às investigações e que serão entregues no prazo de até 120 dias”, acrescentou a nota.

Nesta segunda-feira, Temer entrou com um processo na Justiça contra o executivo. Na ação protocolada pela defesa do peemedebista, o empresário é acusado de calúnia, injúria e difamação. O processo foi motivado após Joesley, em entrevista à revista Época, voltar a fazer acusações contra Temer, afirmando que ele comanda a maior organização criminosa nacional.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Alckmin vai liderar grupo com empresários contra tarifa de Trump

Motociclista sofre traumatismo craniano ao bater em saveiro na cidade de Três Lagoas

Colisão entre motocicletas deixa idoso gravemente ferido em Dourados

Adolescente de 14 anos agride primo com porrete cravejado de pregos em Bataguassu

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

Hospital identificou negligência 2 dias antes de bebê estuprada pelo pai morrer em MS

Fazendeiro de MS alega legítima defesa ao matar vizinho e é liberado 2h após depoimento

MS tem um dos maiores percentuais de diabéticos no país

Com investimento de 142 milhões, Brasil voltará a fabricar insulina 100% nacional

Últimas Notícias

Esportes

Equador arranca empate com Uruguai na abertura da Copa América

Resultado deixa equipes na liderança do Grupo A da competição

Polícia

Homem é preso arremessando drogas e celulares em presídio de Campo Grande

Suspeito disse que receberia R$ 500 pelo 'serviço'

Polícia

Ao ajudar oficial de Justiça, Polícia Militar encontra mais de 600kg de droga no Jardim Tarumã

Os policiais foram prestar apoio em uma reintegração de posse de um imóvel, mas a ação acabou em tráfico

Conteúdo de Marca

Os 10 jogos mais vendidos do Nintendo Switch na história

ocê sabe quais são os jogos mais vendidos do Nintendo Switch?