Comissão de Ética da Presidência vai analisar conteúdo de delação premiada
Deflagrou a maior crise no governo do peemedebista
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Deflagrou a maior crise no governo do peemedebista
A Comissão de Ética Pública da Presidência da República (CEP) anunciou hoje (22) que vai analisar a delação premiada que envolve o presidente Michel Temer, e que deflagrou a maior crise no governo do peemedebista. O presidente aparece na delação premiada de Joesley Batista, dono da empresa JBS, além de ter sido gravado por este em uma conversa no Palácio do Jaburu.
“O colegiado decidiu analisar o conteúdo da colaboração premiada do empresário Joesley Batista, no âmbito da Operação Lava Jato, para identificar autoridades sujeitas à competência da CEP à época em que teriam ocorrido os fatos que deram ensejo às investigações, a fim de que, na reunião de junho de 2017, delibere sobre a abertura de outros processos de ofício”, disse a comissão, em nota.
O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou abertura de inquérito para investigar Temer. O presidente é investigado pelos crimes de corrupção passiva, organização criminosa e obstrução à justiça. Temer nega as acusações e alega que a gravação não prova sua participação em qualquer ilícito.
Caso entenda que houve infração ética por conta de um agente, a comissão pode aplicar desde uma advertência até recomendar a exoneração do agente. A recomendação é feita ao chefe do Executivo Federal, o presidente da República. Cabe a ele acatar ou não a recomendação da comissão.
Lava Jato
A CEP informou ainda que vai determinar abertura de processo de apuração ética para analisar a conduta de investigados na Operação Lava Jato e que tiveram inquéritos abertos no STF. Alfredo Nascimento, Edison Lobão, Fernando Bezerra Coelho, Guido Mantega e Paulo Bernardo (todos ex-ministros dos governos Lula e Dilma Rousseff), além de Humberto Kasper e Marco Arildo Prates da Cunha (ex-diretores do Trensurb, empresa federal que opera o metrô de Porto Alegre), serão alvos de processo por terem, na época dos fatos investigados, ocupado cargos de alta direção no Poder Executivo Federal.
Notícias mais lidas agora
- Tranca calçada? Morador acorrenta trecho e impede passagem de pedestres na Vila Fernanda
- Vacina contra dengue esgota para população de 4 a 59 anos menos de 24h após ampliação de público
- Justiceiros da Fronteira: Suposta volta de grupo de extermínio em MS agita redes sociais
- Duas pessoas morreram em acidente na BR-060, trecho conhecido como ‘curva da morte’
Últimas Notícias
Morre David Lynch, diretor de Twin Peaks e Veludo Azul, aos 78 anos
Conhecido pela série de sucesso Twin Peaks, David Lynch morreu aos 78 anos; diretor lutava contra um enfisema pulmonar devido ao tabagismo
Homem é flagrado roubando fios elétricos e acaba perseguido e detido por moradores
Ele já tinha passagem pela polícia por furto de carne de um supermercado
MS pode registrar calor de 41°C e chance de chuva nesta sexta-feira
Termômetros devem marcar maiores temperaturas na região sudoeste
[ BASTIDORES ] Franceses terão ‘provinha’ do churrasco de MS?
Prefeito aproveita últimos dias de gestão em Associação para ‘caravana’
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.