Aposentadoria feminina terá idade mínima de 62 anos, diz relator

Relatório sofreu alteração para diferenciar idade mínima para mulheres

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Relatório sofreu alteração para diferenciar idade mínima para mulheres

O texto do relatório da Reforma da Previdência, a ser apresentado nesta quarta-feira (19) pelo deputado Arthur Maia, deve estabelecer como idade mínima para aposentadoria integral feminina pelo menos 62 anos.

A informação foi anunciada em café da manhã nesta terça-feira (18) no palácio do Planalto pelo próprio relator Arthur Maia, junto do presidente Michel Temer (PMDB) e de deputados da base aliada.

A redução do mínimo para aposentadoria feminina, de 65 anos na proposta inicial para 62 anos, deve buscar pelo apelo das mulheres. 

A mudança apresenta um recuo do governo Federal, que havia dito em seu discurso inicial que não alteraria a questão da igualação da idade mínima para aposentadoria entre homens e mulheres.

A possibilidade da redução da idade mínima para aposentadoria feminina, entretanto, já era admitida pelo presidente Michel Temer, que ainda considera o teto estabelecido como uma “grande conquista”.

Maia também já havia adiantado na noite desta segunda-feira (17) que havia a grande chance de ser alterada a questão da idade mínima para aposentadoria feminina, em reunião com a equipe do governo e mulheres da base aliada.

“O relatório está pronto, existe [apenas] uma questão referente à idade da mulher. É uma reivindicação muito afirmativa das mulheres e estamos vendo como podemos conciliar a situação da Previdência com esse tipo de mudança”, disse o deputado.

Segundo o deputado Carlos Marun (PMDB), presidente da comissão especial que irá votar o relatório da Reforma da Previdência, os impactos da alteração ainda estão sendo estudados.

Para fazer os cálculos, a leitura do relatório, que seria apresentado na comissão nesta terça-feira, foi adiada para quarta-feira. O adiamento não deve alterar o cronograma da votação da reforma, afirma Marun.

(com supervisão de Evelin Cáceres)

Conteúdos relacionados

câmara