Alexandre de Moraes toma posse no TSE no lugar de Teori Zavascki

Ministro do STF assumiu posto de substituto na Corte Eleitoral

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ministro do STF assumiu posto de substituto na Corte Eleitoral

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal, tomou posse na noite desta terça-feira (25) como ministro substituto do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ele assumirá a vaga de Teori Zavascki, morto em janeiro em um acidente aéreo.

Os ministros do STF aprovaram a indicação de Moraes como substituto no TSE em votação no dia 5 de abril. A posse ocorreu em solenidade no gabinete do presidente do Tribunal, ministro Gilmar Mendes.

“Como é tradição desta cerimônia, não há discursos, mas não poderia deixar de dar as boas vinas. Muito nos honra a vinda de Vossa Excelência para esta Corte”, disse Mendes.

O TSE possui sete ministros titulares, sendo três do STF, dois do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e dois juristas. Há também sete ministros substitutos.

Moraes só deverá assumir o posto de ministro e participar de algum julgamento do Tribunal Eleitoral caso os ministros titulares do STF não possam comparecer, como o ministro Gilmar Mendes, Luiz Fux e Rosa Weber.

Entretanto, ele só deve ser chamado para substituir os colegas na ausência de Luiz Roberto Barroso e de Edson Fachin, primeiro e segundo ministros substitutos do STF.

(com supervisão de Evelin Cáceres)

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições