Vereadora contraria colegas e defende Bernal sobre exonerações de diretores

Ao todo, 42 diretores foram exonerados do cargo  

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ao todo, 42 diretores foram exonerados do cargo

 

A vereadora Luiza Ribeiro (PPS) contrariou a opinião de colegas vereadores e saiu em defesa do prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), após exoneração de 18 diretores de Centros de Educação Infantil e outros 24 de escolas municipais. Segundo ela, a decisão se pauta na necessidade de tirar interferências políticas, visando a melhora na qualidade da educação.

Durante a sessão da Câmara Municipal desta quinta-feira (18), Luiza disse que a decisão só aconteceu após um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Educação , por um período de seis meses. “Entre os exonerados, por exemplo, havia uma servidora de 70 anos de idade, que possivelmente já não exercia o cargo com todo desenvolvimento necessário. Foi uma decisão administrativa, necessária, que visou basicamente cargos comissionados”, disse.

A vereadora defendeu que as reclamações sobre a atitude do prefeito só acontecem por interesses políticos. “A gestão escolar deve acontecer sem interferência política. O diretor precisa ser livre para exercer o cargo da melhor forma possível, sem respaldo em nome de um outro candidato”, complementou. Ainda em defesa de Bernal, disse que viu entre os nomes exonerados de uma amiga pessoal, mas que ainda assim, acredita nos critérios adotados pela secretaria.

Para o vereador Eduardo Romero (Rede), a população merece esclarecimentos melhores sobre as exonerações. “Foram exoneradas pessoas que mantinham trabalhos de confiança junto à sociedade. A população merece saber os critérios estabelecidos pela administração, o porque disso, até mesmo para entender quais os projetos futuros no campo da educação”, disse.

Sem questionar o posicionamento político da administração municipal, o vereador Chiquinho Telles disse que vê como ‘maldade’ a atitude de Bernal. “O prefeito pegou essas pessoas de surpresa. São funcionários que mantinham trabalhos e faziam planos com seus salários, mas enfim, quero saber se quem vai tomar posse está realmente preparado para lidar com alunos”, rebateu.

Exonerações

O prefeito de Campo Grande Alcides Bernal (PP) exonerou 18 diretores de Ceinfs (Centros de Educação Infantis) e nomeou outros 18 diretores para os Centros de Educação. Vinte e quatro diretores de escolas municipais foram exonerados e outros 24 vão tomar posse como diretores.

Sete diretores adjuntos de escolas municipais foram exonerados e outros sete foram nomeados. A troca de diretores de Ceinfs e de escolas municipais está publicada em uma edição extra do Diogrande desta quarta-feira (17).

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições