Partido disse que Durães não estava comprometido

O vereador Roberto Durães teve seu pedido de desfiliação acatado pelo (PT) Partido dos Trabalhadores, mas segue fazendo suspense sobre a sigla a qual pretende se filiar. O parlamentar mantém o discurso da semana passada e diz apenas que ‘analisa convites recebido de outros dez partidos’.

A decisão de acatamento da desfiliação foi confirmada na manhã desta segunda-feira (22) pelo Diretório Municipal do PT. Em nota, a direção do partido disse que “lamenta a perda de uma cadeira no parlamento municipal, conquistada com os votos da legenda do partido”. Com 1890 votos, Durães assumiu a vaga de vereador em dezembro do ano passado, após afastamento de Thais Helena por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O documento divulgado pelo diretório ressalta ainda, que o vereador não demonstrava interesse em participar das atividades e reuniões do PT as quais era convidado, e que, desde que assumiu a cadeira na Câmara, assumia posições e atitudes com as quais o partido não concorda. “Demonstrando assim não ter compromisso com os nossos ideais e princípios, sua desfiliação foi recebida pelo partido”, diz o texto.

Durães fez o pedido de desfiliação após a recente criada “janela” – legislação eleitoral que permite a mudança de partido-. Conforme assessoria do parlamentar, ele só irá se pronunciar sobre sua saída do PT, após notificar oficialmente a Cãmara Municipal, o que deve ocorrer durante sessão desta terça-feira (23).

Ainda segundo a assessoria, Durães recebeu convite de outros 10 partidos, mas ainda não decidiu com qual deles irá firmar sua filiação. Na última quinta-feira (18), o vereador disse ao Jornal Midiamax, que analisava os convites recebidos. “Quando assumi como vereador, senti que estava em uma luta desigual. Gosto do PT, mas estou estudando novas possibilidades. Falo humildemente, de verdade, que recebi 10 convites, mas não há nada certo ainda. Partido é coisa séria e não quero errar nessa escolha”, disse.

Com a saída de Durães, a bancada do PT na Câmara fica representada apenas por Alex do PT e Ayrton Araújo. Ambos, dizem que não têm pretensão nenhuma de sair do partido.