Tire as dúvidas do recadastramento eleitoral biométrico do TRE

Campo-grandense tem prazo até 4 maio e novidade vale para 2018

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Campo-grandense tem prazo até 4 maio e novidade vale para 2018

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) está convocando os eleitores da Capital para o chamado ‘recadastramento biométrico’, procedimento simples de substituição do título de eleitor e identificação do cidadão por meio da impressão digital, habilitando-o para voto após o reconhecimento. Por enquanto, é uma antecipação de um procedimento que, no futuro, pode se tornar obrigatório. Por enquanto, está disponível para o eleitor que não quiser enfrentar filas quando isso ocorrer, mas não existe obrigatoriedade.

O sistema biométrico já funciona no país desde as eleições de 2008, porém de forma experimental. No pleito daquele ano em apenas três cidades brasileiras, incluindo Fátima do Sul, os eleitores foram identificados na seção eleitoral por meio da impressão digital.

A expectativa do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é que até as eleições de 2018 os eleitores de todo o Brasil possam votar pelo novo sistema, que, assegura o órgão, é mais seguro, já que com a identificação biométrica não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, tornando assim ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico.

Na Capital, nos postos oficias de recadastramento, estão obrigados a comparecer todos os eleitores convocados ou não pela Zona Eleitoral que esteja executando esse procedimento, no período informado, inclusive aqueles cujo voto é facultativo e já possuem título (analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos de idade).

Em alguns locais esporádicos, como a CAC (Central de Atendimento ao Cidadão), o TRE mantém servidores em períodos determinados para facilitar o atendimento ao eleitor.

Para fazer o recadastramento, o eleitor precisa apenas comparecer a um dos locais de atendimento munido de documento oficial de identidade que tenha sua foto e comprovante de residência atualizado.

Este mês de fevereiro, o campo-grandense pode se recadastrar na Central de Atendimento ao Cidadão, localizado na esquina das ruas Cândido Mariano e Arthur Jorge, das 8h às 16h30m, e também nos Terminais de Ônibus Guaicurus, General Osório e Terminal do Aero Rancho, das 8h às 14 horas, o cadastro será feito por servidores da justiça eleitoral.

Nos demais postos oficiais e fixos (lista abaixo), o atendimento será feito até o começo do mês de maio. Duvidas também podem ser sanadas nestes locais:

Central de Atendimento ao Eleitor de Campo Grande

Rua Delegado José Alfredo Hardman, 180 (antiga Rua do Diário), no Parque dos Poderes.

Segunda a sexta-feira, das 12h às 18h

 Posto de Atendimento Eleitoral – Prático Guaicurus

Avenida Gury Marques, 5111 – Bairro Universitário, a 100 metros do terminal Guaicurus.

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

 Posto de Atendimento Eleitoral – Prático General Osório

Rua Santo Angelo, 51 – Bairro Coronel Antonino, em frente do terminal General Osório.

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

 Posto de Atendimento Eleitoral – Prático Aero Rancho

Avenida Marechal Deodoro, 2603 – Bairro Aero Rancho, em frente do terminal Aero Rancho.

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

 Fórum Heitor Medeiros – Fórum Justiça

Rua da Paz, 14 – Jardim dos Estados

Segunda a sexta-feira das 12h00 às 18h00

 

 

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições