Política

Risco de sobrecarga: apenas 20% dos candidatos enviaram contas parciais ao TSE

Órgão teme sobrecarga do sistema e ressalta que prazo vence amanhã

Midiamax Publicado em 12/09/2016, às 19h58

None
prestacao_contas.jpeg

Órgão teme sobrecarga do sistema e ressalta que prazo vence amanhã

O prazo para que candidatos remetam à Justiça Eleitoral a prestação parcial de contas de campanha termina nesta terça-feira (13), e segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), até as 10h desta segunda-feira (12), apenas 20% dos candidatos enviaram documentação. O órgão analisa como preocupante a situação, considerando possibilidade de sobrecarga do sistema, nas horas finais do prazo.

Conforme orientação do TSE, os candidatos, partidos políticos e coligações têm até amanhã, às 23h59, para remeter à Justiça Eleitoral, relatórios discriminados das transferências do Fundo Partidário, dos recursos em dinheiro e dos estimáveis em dinheiro que tenham recebido para financiamento de campanha eleitoral e dos gastos realizados, abrangendo o período do início da campanha (16 de agosto) até o dia 8 de setembro.

Para o chefe da Asepa (Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias) do TSE, Eron Pessoa, a situação preocupa. “É importante que candidatos e partidos não deixem para enviar a prestação de contas nas últimas horas do prazo a fim de evitar uma sobrecarga dos sistemas”, orientou.

O último boletim gerado pelo Sistema de Prestação de Contas Eleitorais 2016 mostra que apenas 20,92% dos candidatos enviaram as informações à Justiça Eleitoral, ou seja, do total de 478.887 candidatos, 100.203 apresentaram os dados.

A análise do boletim por cargo revela um percentual ainda menor de entrega: apenas 2.719 candidatos a prefeito enviaram a prestação de contas parcial, de um total esperado de 16.465 envios, o que equivale a 16,51%.

Dos candidatos que disputam o cargo de vereador, 97.484 enviaram as informações até as 10h de hoje, o que equivale a 21,08% do total esperado de 462.422. Partidos também devem observar o prazo, mas até agora chegaram ao TSE apenas 7,37% prestações parciais das legendas, de um total esperado de 101.080 envios, o que abrange informações dos diretórios nacionais, estaduais e municipais dos 35 partidos com registro no TSE.

A prestação de contas parcial será divulgada no Portal do TSE na próxima quinta-feira (15). Com a Reforma Eleitoral de 2015, partidos, coligações e candidatos passaram a ser obrigados a informar à Justiça Eleitoral o recebimento de doações em dinheiro em até 72 horas contadas do seu recebimento.

Já os relatórios discriminando as transferências do Fundo Partidário, os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados, devem ser enviados em dois momentos: até 13 de setembro (prestação parcial) e 30 dias após o pleito (prestação final). 

Jornal Midiamax