PT ‘encolhe’ nas prefeituras e só uma vice pretende disputar eleições
Presidente da sigla almeja manter os seis e nem isso deve ocorrer neste ano
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Presidente da sigla almeja manter os seis e nem isso deve ocorrer neste ano
Em entrevista recente para o Jornal Midiamax, o presidente estadual do PT, ex-deputado federal Antônio Carlos Biffi, disse que o foco principal do partido para a eleições deste ano é manter os seis prefeitos que a sigla tem em Mato Grosso do Sul. Mas tudo indica que nem isso será possível, pois dentre os seis, um já disse que não irá buscar reeleição por problemas de saúde, dois já estão em segundo mandato, uma pode mas não irá se candidatar e apenas a vice afiram ter intuito de se manter no cargo.
O PT vem sofrendo vários desgastes e perdas com todos esses escândalos recentes de corrupção e principalmente com o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) em tramitação. Nas últimas eleições municipais, em 2012, o PT elegeu 12 prefeitos e hoje possui apenas seis, perdendo a metade.
Mesmo com toda situação que vem passando, há quem defenda o lado positivo da realidade atual e prevê reversão do PT no estado. Esta fala é do prefeito de Porto Murtinho Heitor Miranda dos Santos. Segundo ele, o Partido dos Trabalhadores irá reverter esta situação e a população verá o real motivo do que estão fazendo com a legenda.
“Eu não vou tentar reeleição em função por problemas de saúde. Operei do coração e isso me causa insuficiência cardíaca e respiratória. À frente de uma prefeitura causa muito estresse e pode ser muito perigoso para mim. Se não fosse isso não teria problema algum em buscar meu segundo mandato. Acredito que o PT se recupera e chega bem em outubro”, disse Heitor.
Também segundo ele, é melhor que a presidente saia de seu cargo. “O Brasil está vendo o golpe que estão fazendo e isso vai marcar quem está por trás, os golpistas. Por isso digo que pode ser até melhor que a nossa presidente caia, para a sociedade ver quem são os responsáveis pelo golpe e o que estão querendo fazer. Podem ter certeza que eles vão pra cima dos trabalhadores e irão cortar os programas sociais. Temer e sua turma serão vistos como devem ser”, enfatizou o prefeito.
Ele ainda destacou que o PT busca outro nome em Porto Murtinho. “Estamos juntos com o PDT para definir um nome para o município. Temos o vereadora Maria Donizete e o PDT o parlamentar municipal Sérgio Bacha. Iremos fazer uma pesquisa neste mês e ver qual desses é mais viável para candidatura. A princípio estamos com o PDT, mas nada impede de receber apoio de outras siglas”.
A prefeita de Eldorado, Marta Maria de Araújo está em seu segundo mandato e afirmou que o partido não tem nome para lançar candidatura na cidade. “Eu já estou em meu segundo mandato e não posso mais me candidatar. Sendo assim, não iremos lançar nome no município. Tínhamos o vereadora Aguinaldo dos Santos, mas ele foi para o PEN e não temos outro nome. Eu, se pudesse me candidatar, acho que não sairia, devido a situação da legenda no estado e no país”.
O chefe do executivo municipal de Ladário, José Antonio Assad e Faria, também encerra seu segundo mandato este ano, mas segundo ele se pudesse concorreria a eleição. “Sairia sem problema candidato nesta eleição se pudesse. Não vejo prejuízo em função dos problemas da política nacional, pois acredito que tudo será esclarecido em breve. Quanto a prejuízo para para o partido, acho que não, por ser eleição municipal, no que acaba sendo bem focada as discussões”.
Sobre um nome para concorrer a eleição na cidade, o prefeito disse que estão trabalhando juntamente com PT do B, PSL e PDT e o PT irá tentar emplacar o nome do secretário de obras do município Roberto Guimarães. Em Deodápolis, a prefeita Maria das Dores de Oliveira, disse que está em primeiro mandato, mas não irá buscar reeleição, por não ser a favor de prefeito permanecer.
“Eu sou contra prefeito fazer dois mandatos, pois acho que atrapalha o desenvolvimento do município. Desde que entrei foi com este intuito, de ser prefeito de apenas quatro anos. Se concordasse, tentaria sim continuar. Sobre ouro nome, estamos conversando com PDT, PSD e DEM, para definir o nome para esta eleição”, concluiu a prefeita.
A vice prefeita de Rio Verde Dinalvinha Viana é a única que confirmou que irá buscar permanecer no cargo. “Estou com o mesmo projeto e reeleição minha com o prefeito. No momento não penso em desistir da reeleição mesmo com essa situação toda nacionalmente do partido. E realidade é preocupante e difícil mas não acho que vai interferir na eleição pois aqui na cidade, por exemplo, as pessoas votam na pessoa e não no partido”, destacou a vice prefeita.
A reportagem não conseguiu contato com o prefeito de Mundo Novo até o fechamento da matéria.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.