Projeto exige registro para guardador de carros em estacionamento de órgão público
Todas esferas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Todas esferas
Apenas guardadores e lavadores autônomos de veículos com registro nas Delegacias Regionais do Trabalho poderão explorar o serviço em estacionamentos públicos de órgãos públicos, municipais ou entidades estatais. É o que determina o Projeto de Lei 5770/16, do deputado Francisco Floriano (DEM-RJ).
Pela proposta, a determinação valerá para estacionamentos com parquímetro e independerá de processo licitatório adotado pela administração pública municipal.
O projeto acrescenta artigo à Lei 6.242/75, que trata do exercício da profissão de guardador e lavador autônomo de veículos automotores, que já determina que o exercício da profissão, em todo o território nacional, depende de registro na Delegacia Regional do Trabalho competente. Esse registro é obtido mediante a apresentação de documentos pessoais (RG e CPF), atestado de bons antecedentes, certidão negativa dos cartórios criminais de seu domicílio, prova de estar em dia com as obrigações eleitorais e prova de quitação com o serviço militar.
“Esse foi o meio que o legislador encontrou de separar aqueles que fazem da profissão de guardador e lavador de carros seu meio de ganhar a vida honestamente daqueles que exercem a atividade sem nenhum tipo de autorização (flanelinhas clandestinos), e, na maioria das vezes, não estão ali para trabalhar, mas para extorquir, furtar, e até mesmo roubar”, destaca Floriano. “Essa segurança fica comprometida pela falta de fiscalização do poder público municipal”, complementa.
O deputado acredita que uma nova lei poderá reverter essa situação. “Do contrário, estaremos retrocedendo em relação às conquistas obtidas por essa categoria profissional”, afirma.
Tramitação
De caráter conclusivo, a proposta será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.