Ele diz que o atual ‘enganou’ cidade quanto às finanças

O prefeito eleito de Corumbá Ruiter Cunha (PSDB) anunciou na manhã desta quarta-feira que reduziu de 9 para 7 secretarias municipais e diminuiu também de 6 para 4 o número de fundações. Queda nos valores dos repasses federais e a situação econômica da cidade, que estaria em crise, determinaram a contenção, segundo o eleito.

Além das reduções de secretarias e fundações, que ainda depende da aprovação da Câmara Municipal, o prefeito eleito anunciou cinco nomes que vão compor seu secretariado, alguns deles ex-secretários que já haviam atuado na prefeitura no período administrado por Ruiter (2005-2012).

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos será comandada novamente pelo engenheiro civil Ricardo Campos Ametla, que é servidor de carreira da prefeitura.

A Secretaria Municipal de Saúde será chefiada por Rogério Leite, médico que preside a Associação Médica de Corumbá.

Já a Secretaria Municipal de Governo será comandada Cássio da Costa Marques, antigo parceiro político do prefeito eleito.

A bióloga Ana Cláudia Boaparte vai assumir a Fundação do Meio Ambiente e o vice-prefeito eleito, Marcelo Iunes, foi escolhido por Ruiter para dirigir a Fundação Municipal do Esporte. Iunes é vereador da cidade.

O advogado José Luiz Aquino, hoje procurador regional do Estado, é quem vai assumir a Procuradoria Geral de Corumbá.

O restante do secretariado será definido até semana que vem, segundo Ruiter Cunha.

Pelas mudanças anunciadas nesta quinta-feira, as secretarias de Fazenda e Gestão Pública vai virar Secretaria de Finanças e Gestão. E as secretarias de Indústria e Comércio e de Produção Rural vão funcionar como Secretaria Municipal  de Indústria, Comércio e Produção Rural.

Já as Fundações extintas por Ruiter foram a de Proteção e Defesa do Consumidor e do Patrimônio Histórico e Desenvolvimento Urbano. A Agência Municipal de Trânsito não terá orçamento daqui em diante. O órgão será vinculado a secretaria de Infraestrutura.

De acordo com Ruiter, a decisão de cortar secretarias e fundações foi tomada por sua equipe administrativa, em recente reunião promovida no município.

Pelo informado pelo eleito, do período das eleições até agora, o atual prefeito, Paulo Duarte, do PDT, sustentava em discursos que a condição financeira do município estava bem. “Mas nossa equipe de transição já percebeu que não é nada disso, pelo contrário, as finanças estão ruins, tanto que ele [Paulo Duarte] criou projeto para parcelas dívidas no fim do mandato”, criticou Ruiter.

Paulo Duarte ainda não se manifestou sobre os comentários de Ruiter Cunha.

Em janeiro, logo que assumir seu terceiro mandato, Ruiter determinou que a prefeitura assim funcione: Gabinete do Prefeito; Procuradoria Geral do Município; Secretaria Especial da Transparência e Controle Interno;  Secretaria Municipal de Governo; Secretaria Municipal de Finanças e Gestão; Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos; Secretaria Municipal de Industria, Comércio e Produção Rural; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Assistência Social; Fundação de Esportes de Corumbá; Fundação de Cultura e Patrimônio Histórico de Corumbá; Fundação do Meio Ambiente do Pantanal;  Fundação de Turismo do Pantanal; Secretarias Especiais e Agências.