Lula responde sobre ofensas e AGU tenta derrubar 23 ações contra posse
Ex-presidente deve acompanhar ato pró-Dilma em São Paulo
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ex-presidente deve acompanhar ato pró-Dilma em São Paulo
Toda a movimentação que envolveu a divulgação dos grampos do ex-presidente Lula (PT), bem como sua questionada posse como ministro-chefe da Casa Civil, ainda estão longe de terminar. O petista respondeu sobre o conteúdo de suas conversas, ao mesmo tempo em que a AGU (Advocacia-Geral da União) tenta derrubar as 23 ações contra o ato existentes em esfera federal.
O ex-presidente divulgou uma nota justificando as ofensas que fez ao judiciário, como, por exemplo, afirmar que a Suprema Corte estava ‘acovardada’. Mesmo assim, ele reafirmou sua ‘confiança’ na justiça brasileira.
“Nas últimas semanas, como todos sabem, é a minha intimidade, de minha esposa e meus filhos, dos meus companheiros de trabalho que tem sido violentada por meio de vazamentos ilegais de informações que deveriam estar sob a guarda da Justiça. Foram praticados atos injustificáveis de violência contra minha pessoa e minha família”, afirmou Lula.
Na carta, o ex-presidente diz que durante seu tempo à frente da Presidência da República sempre ‘respeito’ a Suprema Corte, e só recorreu a ela para garantir seus direitos como cidadão.
Ao se referir aos grampos, ele pontua: “Nesta situação extrema, em que me foram subtraídos direitos fundamentais por agentes do estado, externei minha inconformidade em conversas pessoais, que jamais teriam ultrapassado os limites da confidencialidade, se não fossem expostas publicamente por uma decisão judicial que ofende a lei e o direito”.
Apesar de afirmar que suas palavras tinham cunho ‘pessoal’, a nota não teve intenção de ‘retratação’. “Justiça, simplesmente justiça, é o que espero, para mim e para todos, na vigência plena do estado de direito democrático”, finaliza a nota.
Ações
Os organizadores do ato pró-Dilma, que preparam protestos favoráveis à manutenção da presidente da República no cargo, esperam contar com a presença de Lula no evento. O petista ainda não é o ministro da Casa Civil.
No final de ontem, quinta-feira (17), a AGU (Advocacia-Geral da União) ingressou no STF (Supremo Tribunal Federal) com um pedido para que todas as 23 ações que correm na Justiça Federal contra a nomeação de Lula sejam suspensas, o que garantiria a oficialização da posse do petista. O pedido também engloba possíveis novas ações com o mesmo intuito, ou seja, impedir que Lula integre o 1º escalão do governo petista.
A primeira liminar suspendendo a posse, emitida pelo juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, no momento em que Lula tomava posse no Palácio do Planalto, foi derrubada na noite de ontem, no TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região).
Confira na íntegra a carta aberta do ex-presidente Lula:
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Camila Jara apresenta proposta para taxar milionários e isentar IR até R$ 5 mil
A proposta faz parte do pacote de projetos do Gabinete Compartilhado, composto de 6 congressistas
Defesa pede liberdade de jovem preso com Jeep de ex-superintendente da Cultura assassinado
Roberto Figueiredo foi encontrado morto pela irmã na manhã de sexta-feira (13); adolescente confessou o crime e foi apreendido
Projeto de Lei quer proibir acorrentamento de cães e gatos em todo o Estado
De acordo com o texto, o uso de correntes ou o confinamento só será permitido em condições que respeitem as necessidades básicas dos animais
Domingo tem feiras culturais, brechós e show gratuito em Campo Grande
Confira a programação deste domingo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.