Pular para o conteúdo
Política

Grupo acampa na Câmara para acompanhar votação da Lei da Mordaça

Entrada só será permitida em posse de senha e identificação pessoal 
Arquivo -

Entrada só será permitida em posse de senha e identificação pessoal 

Um grupo de oito pessoas acampou em frente a Câmara Municipal para não perder a sessão na qual será votado veto do prefeito em relação ao polêmico projeto popularmente conhecido como ””. O grupo se diz contra o projeto e busca pressionar vereadores pela manutenção do veto do prefeito.

Por questões de segurança, a Câmara decidiu distribuir senhas para entrar na Casa de Leis nesta quinta-feira (9), onde só entrarão pessoas devidamente identificadas. A cientista social Ana Claudia Ledesma, por exemplo, dormiu em frente ao prédio e foi a primeira a pegar a senha nesta manhã.

Feminista e militante do grupo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), ela diz que é importante se posicionar a favor do veto deste projeto. “É um retrocesso não poder discutir sobre políticas e outros assuntos dentro da sala de aula. Temos que nos posicionar”, afirmou.

O presidente do fórum LGBT, Frank Rossate, também chegou cedo para garantir sua senha. Ele diz que sem discussão de temas importantes na escola não há como existir educação. “Não existe educação sem discussão de gênero. Se não falarmos disso, como vamos discutir o direito das mulheres? Esse projeto vai contra leis que já existem”.

As senhas começaram a ser distribuídas por volta das 8 horas da manhã, mas a entrada ainda não foi liberada. Segundo a Câmara a distribuição está limitada ao número de 354 lugares, capacidade máxima do plenário. Uma grande fila começou a se formar em frente ao prédio no início desta manhã.

Segurança

A Câmara Municipal de adotou medidas extras de segurança durante a votação do Projeto de Lei nº 8.242/16, mais conhecido como Lei da Mordaça. Segundo a Casa Legislativa, as medidas são por conta das mobilizações antagônicas que já são esperadas. Para entrar no plenário e assistir a Sessão Ordinária, será necessário apresentar um documento oficial com foto (RG ou CNH), para registro do cerimonial da Casa de Leis.

Em caso de fila antes do início da Sessão, serão distribuídas senhas aos presentes, sendo que o número de pessoas que entrarão vai respeitar a capacidade máxima do plenário da Câmara, que atualmente é de 354 lugares sentados.

“Ressaltamos que esta é uma Casa democrática, que está aberta a receber quaisquer discussão ou manifestação popular, desde que respeitando as normas da Câmara”, diz a nota da Câmara.

Conflito

A Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do sul) emitiu nota convidando os professores para participarem da ação. A categoria tem lotado todas as sessões que discutem o assunto.

Por outro lado, integrantes de movimentos mais conservadores como a  Escola Sem Partido também confirmam presença na Casa na luta pela derrubada do veto. A última vez que o tema foi discutido, houve confusão e a sessão acabou encerrada. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
desaparecida

Cardíaca e com artrite, cachorra da raça schipperke desaparece no bairro Centenário

trump

Imprensa internacional repercute tarifaço de Trump contra o Brasil

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Tarifa de 50% é insustentável do ponto de vista econômico e político, diz Haddad

safra milho

Após superar estiagem, produção de milho 2ª safra cresce 42,9% em MS neste ano

Notícias mais lidas agora

Às pressas, Papy marca reeleição da Mesa Diretora com troca de vice para quinta-feira

Pai diz ter estuprado bebê que morreu em MS porque ela 'não podia chorar'

MPMS se cala sobre acordo que livra Patrola de ação por danos com rodovia ‘despedaçada’

Isabel Veloso voltará a ficar careca em tratamento contra câncer: ‘Bomba’

Últimas Notícias

Cotidiano

Av. da Capital será interditada para obras de instalação de faixa elevada; confira rotas alternativas

A interdição ocorrerá de 15 a 30 de julho

Famosos

Dentistas recusam atendimento à mulher com ‘maiores lábios do mundo’: ‘Nojo’

Mulher com ‘maiores lábios do mundo’, Andrea Ivanova expôs a dificuldade que enfrenta devido à recusa de atendimento por parte de dentistas

Polícia

Crimes de roubo em Campo Grande caíram 30% em 2025

Levantamento comparou o número de registros do primeiro semestre de 2024 com o de 2025

Política

Livio Leite assume vice-presidência da Câmara a partir de 2027

André Salineiro confirma saída da Mesa em novo biênio para liderar partido