Prefeito Alcides Bernal cumpre agenda interna

O governador Reinaldo Azambuja recebe, nesta quarta-feira (8), às 8h, a Bandeira do Divino, no seu gabinete, e participa, às 10h, do dia “D” de arrecadação da Campanha do Agasalho dos Servidores Públicos, com a presença da madrinha do evento, a primeira-dama Fátima Azambuja. As informações são da assessoria de imprensa do governo. Já o Prefeito de Campo Grande Alcides Bernal cumpre agenda interna nesta quarta-feira.

A Festa do Divino Espírito é uma das manifestações culturais mais tradicionais do Estado. As visitas a residências e estabelecimentos públicos e comerciais fazem parte da tradição do Divino e tem como objetivo abençoar o local e arrecadar donativos para a realização da festa.

A preparação começa antes da festa propriamente dita, no início do mês, com a troca de bandeiras com os festeiros de 2015, além de orações. Os “Foliões da Bandeira” – um violeiro, um sanfoneiro e um taroleiro – acompanham o Alferes no “Giro da Bandeira”, e passam de casa em casa, comércios e repartições públicas, levando as bênçãos do Divino.

Em cada visita, os foliões entoam uma música com diferentes mensagens, a anunciação da chegada da Bandeira; o agradecimento pela acolhida e hospitalidade; pelas prendas recebidas e a despedida da Bandeira. A Festa do Divino é o festejo mais antigo do estado e tem registros históricos de 138 anos de realização. No município de Coxim é realizada há 121 anos e, em Campo Grande, chega a sua 22ª edição.

O encerramento da 22ª Festa do Divino Espírito Santo de Campo Grande acontece no domingo (12), com o tradicional almoço nas dependências do Clube Recreativo da Funlec/Sedesc. Já em Coxim, a festa será entre os dias 15 e 24 de julho.

Campanha do agasalho

O Dia “D” da 2ª Campanha do Agasalho dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul será realizado nesta manhã, às 10h, no saguão da governadoria. Caixas de coletas para arrecadação de vestuário e cobertores estão dispostas em todos os órgãos públicos estaduais e entidades parceiras, ficando disponível até o dia 9 de junho (quinta-feira) para quem quiser contribuir com a ação solidária.

Como forma de incentivar a doação e também para agradecer àqueles que já contribuíram com a campanha, a primeira-dama do Estado fez visita às secretarias e órgãos localizados no Parque dos Poderes, acompanhada do secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis.

No final do período de arrecadação, as peças passarão por contagem e triagem para serem entregues no dia 10 de junho, durante solenidade de encerramento aos representantes das instituições. As entidades que receberão as doações vão ser selecionadas ao final do processo.