Governador participa do Fórum Brasil Central em Tocantins nesta sexta

Evento irá debater segurança de fronteiras e ensino médio

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Evento irá debater segurança de fronteiras e ensino médio

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) cumpre agenda nesta sexta-feira (3) no Estado de Tocantins, na cidade de Palmas. Ele participa do 3º Fórum de Governadores Brasil Central. Esse evento reúne chefes do Executivo dos estados do Centro-Oeste (MS, MT, GO e Distrito Federal), além de Tocantins e Rondônia, em torno de pautas de interesse comum.

Na ocasião, serão discutidos sobre segurança de fronteiras e mudanças no ensino médio. Um plano de segurança de fronteiras, com integração das inteligências e órgãos do setor trabalhando conjuntamente no combate ao crime a partir de um comando único. Essa foi uma das pautas analisadas pelo Conselho de Administração do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central para ser apresentada nesta sexta.

Outro tema a ser debatido é a questão, após definição do conselho é a análise de um plano de educação integral de reformulação do ensino médio, visando preparar os jovens para o mercado de trabalho. O planejamento foi elaborado pela especialista do Itaú BBA, Ana Inoune, como deliberação da reunião anterior do Fórum, realizada em Cuiabá, no mês de abril.

Estruturado para analisar pautas de interesse comum entre os estados participantes, o fórum também terá em sua pauta a análise de uma proposta de tecnologia aplicada ao combate de epidemias, com funcionalidades como a observação e controle de vigilância, a simulação de impactos de doenças epidêmicas, interligação de base de dados e o mapeamento de ocorrências registradas pelos cidadãos.

O Consórcio Brasil Central foi instaurado em setembro de 2015 com a finalidade de compartilhar soluções e desenvolver ações conjuntas, visando reduzir custos na solução de problemas e elevar a competitividade regional. Seguindo a linha de associações horizontais formadas nos EUA e Europa, o Consórcio também tem entre seus objetivos o reforço na representatividade política e a melhoria das articulações com o Governo Federal.

Juntos, os estados concentram uma população de 18,5 milhões de habitantes e 25% do território nacional. Na agenda estabelecida até 2022 estão projetos como a elaboração de planejamento integrado de eixos logísticos e de infraestrutura e a formulação de um plano de desenvolvimento econômico integrado.

Horários

Às 8h, os governadores participam de uma reunião privada e da assembleia geral para, logo depois, concederem entrevista coletiva à imprensa.

Às 10h30 haverá a reunião aberta em torno de pautas como a cooperação interfederativa para segurança na fronteira, o plano integral de educação para o Brasil Central e uma ferramenta para o combate ao Aedes aegypti.

Conteúdos relacionados

campo grande planurb casa civil