União quer criar ‘núcleo de inteligência’ em MS

Durante agenda pública no TCE (Tribunal de Contas do Estado), na manhã desta segunda-feira (28), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) revelou detalhes do encontro que teve com o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, na última semana, em Brasília (DF).

“Temos o compromisso do ministro de instalação do primeiro núcleo de inteligência. Inclusive na sexta-feira (25), o Celso Perioli (secretário nacional de segurança pública) confirmou com José Carlos Barbosa (Secretário estadual de segurança pública) as tratativas para ainda em dezembro instalar esse núcleo”, frisou Reinaldo.

A segurança na fronteira é um assunto que o governador tem tratado reiteradamente com o Governo Federal, já que o Estado alega que cerca de 40% dos detentos que cumprem pena em Mato Grosso do Sul são chamados ‘presos federais’, que deveriam ser custeados pela União.

Azambuja também revelou que o ministro pediu à Força Nacional o envio de sete mil agentes para atuarem na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e Bolívia.

“Acho que com isso começam pelo menos a sair do discurso as tratativas para a prática. São investimentos importantes para gente fortalecer a segurança na fronteira”, pontuou o tucano.