‘Estou encerrando um ciclo’, diz Paulo Duarte ao pedir desfiliação do PT

Carta será entregue hoje ao diretório municipal

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Carta será entregue hoje ao diretório municipal

Depois de 16 anos na legenda, o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, está de saída do PT. No último ano de seu primeiro mandato à frente da Cidade Branca, ele ainda afirma que não escolheu seu futuro político, mas siglas como o PDT estão de olho em um forte candidato à reeleição.

“Foi uma decisão muito mais como prefeito de uma cidade com uma série de desafios nessa crise e a gente não pode ficar debatendo Brasília. Saio como entrei, pela porta da frente, respeitando pessoas que sempre estiveram ao meu lado. É um ciclo que se encerra da minha vida política, vai começar outro, sem deixar o sentimento de gratidão”, afirmou Duarte ao Jornal Midiamax.‘Estou encerrando um ciclo’, diz Paulo Duarte ao pedir desfiliação do PT

Com 16 anos no partido, o corumbaense foi eleito deputado estadual por duas vezes, antes de se eleger prefeito em 2012. Ele também presidiu o Diretório Municipal da legenda entre 2014 e 2015.

Duarte revela que conversei com membros dos diretórios municipal e estadual da sigla, com a bancada estadual e os deputados federais Zeca do PT e Vander Loubet. Ele afirma que não conversei com o senador Delcídio do Amaral, corumbaense como ele e aliado político.

“Tem um processo no país acontecendo, que não acabou. Não é só refundar o PT, mas refundar a política, que precisará ser trabalhada em outro patamar, o modelo atual da política se esgotou.  Essa minha mudança faz parte desse ciclo, mudanças não só de partido , mas de comportamento”, alegou .

Sobre seu futuro, Paulo Duarte afirma que não definiu seu destino político, e revela que convites não lhe faltam. “Isso é o reconhecimento do trabalho, vários partidos me procuraram. Mas, isso é uma decisão que vou amadurecer, convite não falta, vou tomar essa decisão pensando melhor para cidade”, frisa.

Convite

Apontado como provável destino do prefeito corumbaense, o PDT diz estar de ‘portas abertas’ a Duarte. A informação é do presidente estadual do partido, deputado federal Dagoberto Nogueira. Segundo ele, coube à direção da sigla em Corumbá fazer o convite ao agora ex-petista.

“Eu ainda não conversei com ele. Pretendo sentar com o Paulo Duarte essa semana, por enquanto são só boatos, mas o PDT está de portas abertas”, finalizou Dagoberto.

Paulo Duarte emitiu uma nota sobre seu desligamento, confira na íntegra abaixo:

Depois de conversar com membros da direção municipal e estadual do PT entrego hoje ao presidente do diretório municipal de Corumbá minha carta de desfiliação do Partido dos Trabalhadores, à qual reproduzo aqui:
Com a certeza de que hoje não represento apenas um partido, mas uma cidade que precisa ampliar a sua rede estadual e nacional de interlocutores para avançar na conquista de mais projetos e investimentos. Com a convicção de que a minha história foi construída com os sonhos e a luta de um coletivo de homens e mulheres aguerridos, e a todos eles expresso a minha eterna gratidão e respeito. Com a firmeza de que os ideais de justiça, igualdade e liberdade, compartilhados com amigos, companheiros e militantes, serão levados para toda a minha vida, venho pedir a minha desfiliação do Partido dos Trabalhadores. Não foi uma decisão fácil, uma vez que o PT foi o único partido ao qual me filiei e, nele, atuei por 16 anos e fui eleito deputado estadual por dois mandatos, prefeito de Corumbá e ocupei o posto de presidente do Diretório Estadual. 
Com o compromisso de transformar ainda mais a minha querida Corumbá numa cidade referência em gestão pública inovadora, séria e transparente, planejamento urbano, políticas sociais, desenvolvimento econômico com inclusão e geração de empregos, sei que tenho grandes desafios pela frente e neles cabem todos os que desejam refundar o sentido da política e mudar para melhor a vida do nosso povo. 
Agradeço, de todo o coração, por tudo o que aprendi e por todos esses anos de luta, ombro a ombro, pelo Mato Grosso do Sul, pelo Brasil e por Corumbá dos nossos sonhos.Vamos ter candidatura própria, não sei ainda qual dos quadros, prometi no diretório municipal, já teve decisão

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições