Esta sexta é último dia para propaganda em imprensa escrita e reprodução na internet
Eleição ocorre neste domingo, dia 02 de outubro
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Eleição ocorre neste domingo, dia 02 de outubro
Com a proximidade das eleições municipais, que ocorrem em todo o país neste domingo (2), o encerramento de varias ações ocorrem, estando dois dias antes do pleito. Nesta sexta-feira (30), por exemplo, é o último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral e a reprodução, na Internet, de jornal impresso com propaganda eleitoral, de acordo com a Lei nº 9.504/1997, art. 43.
Outra questão que finaliza nesta data, é o prazo para que o presidente da mesa receptora que não tiver recebido o material destinado à votação deverá diligenciar para recebê-lo, segundo o Código Eleitoral, art. 133, § 2º.
Na data dessa quinta-feira (29), diversas outras ações estiveram em seu último dia e não podem mais ser realizados a partir desta sexta. Foi o último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, assim como para propaganda política mediante reuniões púbicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre Às 8h às 24h, com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogada por mais duas horas.
Também foi o último dia para a realização de debate no rádio e na televisão, admitida a extensão do debate cuja transmissão se inicie nesta data e se estenda até as 7 horas do dia 30 de setembro de 2016. Último dia ainda para os partidos políticos e coligações indicarem aos juízos eleitorais o nome das pessoas autorizadas a expedir as credenciais dos fiscais e dos delegados habilitados a fiscalizar os trabalhos de votação durante o primeiro turno das eleições.
Nessa quinta também foram iniciadas algumas ações, como sendo a data em que o juízo eleitoral ou o presidente da mesa receptora poderá expedir salvo-conduto em favor de eleitor que sofrer violência moral ou física na sua liberdade de votar (Código Eleitoral, art. 235, parágrafo único).
É a data ainda na qual a partir dela, até 1º de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral poderá divulgar comunicados, boletins e instruções ao eleitorado, em até dez minutos diários requisitados das emissoras de rádio e de televisão, contínuos ou não, que poderão ser somados e usados em dias espaçados, podendo ceder, a seu juízo, parte desse tempo para utilização por Tribunal Regional Eleitoral (Lei nº 9.504/1997, art. 93). Todas essas informações estão no calendário eleitoral no TSE.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.